O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, inaugurou, nesta segunda-feira (22) o Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no Rio de Janeiro. O espaço aprimora as pesquisas e desenvolvimento de tecnologias do País em dimensões nanométricas. Os equipamentos utilizados, como microscópios eletrônicos de varredura, aumentam em até 100 mil vezes a imagem da superfície de uma amostra.
O Cenano dará suporte a trabalhos estratégicos em diversas áreas de atuação do INT. As pesquisas incluem análises de materiais usados por indústrias, especialmente nos setores de óleo e gás e metal-mecânico, ou mesmo na área de Saúde, como implantes cirúrgicos e ortopédicos. Os estudos darão impulso também ao desenvolvimento de tecnologias como catalisadores para geração de hidrogênio, biomateriais com porosidade controlada, nanomembranas, filmes finos para revestimento de aços e nanopartículas de polímeros para uso em fármacos.
Em sua estada no INT, o ministro fez ainda a abertura do 26ª Congresso Interno do Instituto. O evento apresenta os resultados dos trabalhos do INT em diversas áreas estratégicas ligadas ao desenvolvimento tecnológico do País.