Edição 37/2010 • Brasília,  19 de novembro de 2010

Prêmio RECyT/MERCOSUL de Ciência e Tecnologia é entregue na Argentina com coordenação do MCT

Acontece nesta semana em Buenos Aires, Argentina, a 44a Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL – RECyT. A Coordenação Nacional da RECyT é exercida pelo Secretário de  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, sendo que neste ano a presidência rotativa da RECyT é do Brasil, que coordena a reunião, embora realizada na Argentina, em função das comemorações do bi-centenário da independência daquele país.
A RECyT tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico nos países do bloco e entre as atividades previstas está a entrega do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia. A Reunião de Especialistas tem por objetivo cooperar para que os países integrantes do MERCOSUL ampliem a capacidade competitiva das economias respectivas, através da Ciência, Tecnologia e Inovação, multiplicando os mecanismos de construção de uma efetiva agenda integradora para o bloco regional.

Atualmente, o Prêmio RECyT/MERCOSUL conta com apoio e patrocínios do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e do MBC - Movimento Brasil Competitivo. A Chamada de 2010 é patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Integração Produtiva e da Fundação Argentina de Nanotecnologia. Este ano o Prêmio será entregue em Buenos Aires, no dia 18 de novembro, e premia trabalhos na área de NANOTECNOLOGIA.

O Prêmio contempla quatro categorias: Iniciação Científica, Jovem Pesquisador, Estudante Universitário e Integração. Para as informações completas, incluindo os premiados desta edição 2010 estão no site: https://eventos.unesco.org.br/premiomercosul/

Jovem Cientista premia novos talentos da C,T&I, em Brasília

Jovens cientistas de várias partes do País foram premiados ontem (18), em Brasília, em cerimônia no Palácio do Planalto, pela qualidade de seus projetos científicos. Com isso, a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) dão um grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável.

A 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista recebeu 2.158 projetos. Desses, foram escolhidos nove dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal. A premiação é considerada no meio acadêmico como uma das mais importantes da América Latina.

Leia mais

Últimos dias para submissão de propostas a dois editais

Os interessados em submeter propostas aos Editais 074/2010 e 069/2010 têm até a próxima segunda-feira (22)  para enviar suas propostas. A inscrição deve ser encaminhada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (https://carloschagas.cnpq.br/).

Juntos eles irão investir R$ 6,9 milhões e buscam dar continuidade ao processo de expansão e consolidação de competências nacionais em nanociência e nanotecnologia; e fortalecer a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats).

Leia mais

• América do Sul atrai indústria nuclear - 

• 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem sete vencedores - 

• Finep divulga resultados de seis editais - 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500