Por meio de atividades lúdicas, os participantes da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, inscritos no Programa “Portas Abertas”, conhecerão a biologia do peixe-boi (Trichechus inunguis) e da ariranha(Pteronura brasiliensis), animais ameaçados de extinção, conforme dados daUnião Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – UICN.
Na ocasião, serão montadas pelos amigos do peixe-boi, no Parque aquático Robin C. Best do Inpa, estações do conhecimento, nas quais os visitantes poderão apreciar as peculiaridades dos animais e entender qual a importância dessas espécies para o equilíbrio do ecossistema. “Realizamos esse tipo de iniciativa porque acreditamos que quem aprende brincando fixa melhor a informação”, ressalta o diretor da Ampa, Jone César Silva.
Participação especial
O diferencial desta atividade é que nessa edição da SNCT a Ampa, receberá dois grupos de vinte pessoas portadoras de necessidades especiais: um da Escola Estadual de Atendimento Específico Maiara Redman Abdel Aziz, de deficientes intelectuais e outro da Escola Estadual Joana Rodrigues Vieira, de deficientes visuais. As atividades serão realizadas hoje (18) e amanhã (19), às 10h.
Durante as visitas, os participantes tocarão em vários bonecos de peixe-boi de diferentes materiais (madeira, pano, etc.). Em seguida, passarão a mão em um filhote e também em uma mamadeira utilizada para alimentar os animais órfãos. Além disso, participarão da Estação do Conhecimento sobre os ossos do peixe-boi, uma atividade interativa, na qual os estudantes poderão apreciar as peculiaridades dos animais, por meio de seus ossos, fazendo analogia do osso do peixe-boi com o seu próprio osso.
Semana de C&T
O tema de 2010 é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” e tem por símbolo a sumaúma ou samaúma (árvore de grande porte da Amazônia considerada “mãe-das-árvores” pelos indígenas). A 7ª edição da Semana tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, a se envolver com assuntos e atividades em torno da ciência e da tecnologia. Para tanto, são utilizadas visitações em instituições de pesquisa e ensino, jornadas de iniciação científica, tendas da ciência em praças públicas, concursos, oficinas, palestras, feiras de ciências, dentre outros.
O evento é uma atividade nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT através do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência/Secretaria de Ciência e Tecnologia para inclusão Social. A coordenação local é da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECT.