C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Grupo de Interface de Lançamento se reúne em Alcântara
Clique para ver todas as fotos de Grupo de Interface de Lançamento se reúne em Alcântara
Crédito: DCTA - Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
24/08/2010 - 08:51

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu, no período de 9 a 13 de agosto, o Grupo de Interface de Lançamento (GIL). O grupo tem como atribuição tratar, de forma sistemática e permanente, as questões relacionadas às interfaces para as operações espaciais nos Centros de Lançamento do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), visando o aprimoramento contínuo dos meios e a preparação eficaz para operações de lançamento e rastreio de veículos espaciais.

Tais interfaces incluem: infra-estrutura em geral, recursos humanos, segurança, controle de configuração, qualidade, aplicação de normas, padronização de equipamentos e procedimentos e demais meios técnicos e logísticos que possam interferir no sucesso de um lançamento, na eficiência dos Centros no cumprimento de sua missão, na coleta dos dados de interesse do cliente e na satisfação deste como usuário. O binômio segurança versus dinâmica foi a meta da reunião.

Participaram do encontro militares da Aeronáutica de todas os postos e graduações, cientistas, pesquisadores e técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento a Indústria (IFI), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN) , todos subordinados diretamente ao DCTA. A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) foi representada pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Katuchi Techima.

Para setembro, está previsto uma campanha com dois lançamentos. O primeiro é o foguete Orion, que serve de teste de aferição, calibração de todo o sistema, como telemetria e rastreio. O segundo é um VSB-30 ,de cooperação binacional Brasil & Alemanha, com carga útil de até 400 kg. O foguete atinge, com esta carga útil, um apogeu de 240 km proporcionando, assim, um tempo de 6 minutos para experimentos em microgravidade

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação