C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro Sergio Rezende participa da abertura do 3º Consegi
Clique para ver todas as fotos de Ministro Sergio Rezende participa da abertura do 3º Consegi
Crédito: João Paulo Cabral (MCT) - Ministro na abertura do 3º Consegi
18/08/2010 - 13:13

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participou hoje (18), em Brasília, da abertura do 3º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). Realizado na Escola de Administração Fazendária (Esaf), o evento é organizado pelo Ministério da Fazenda em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Seu objetivo é discutir o modelo tecnológico de computação em nuvem (cloud computing) e suas implicações tanto na esfera de governo eletrônico como sua utilização na sociedade civil.

 

Computação em Nuvem é um modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede com um conjunto de recursos computacionais configuráveis (por exemplo, redes, servidores, storages, aplicações e serviços) e que podem ser rapidamente disponibilizados, configurados e liberados com um esforço de gerenciamento mínimo e automatizados.

 

De acordo com Rezende, o modelo de Computação em Nuvem está inserido no Plano de Ação de C&T do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Na ocasião, Rezende e o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, assinaram o acordo de criação de Centros de Inovação de Tecnologia em Nuvem. “Estamos discutindo com vários grupos de pesquisa do Brasil como organizar os Centros. Eles poderão ser nossos institutos nacionais de computação em rede. Precisamos fazer com que essa área tenha uma intensidade de pesquisa maior no Brasil”, disse o ministro.

 

A terceira edição do Consegi se realiza até sexta-feira (20) e reúne cerca de cinco mil participantes, entre servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada, estudantes, além do público internacional. Nos três dias de congresso serão organizadas 70 oficinas, 17 painéis e 109 palestras. Para Rezende, o evento “abre oportunidades para que a sociedade mundial utilize novas ferramentas para que tenhamos um planeta cada vez mais desenvolvido de maneira sustentável”.

 

Participaram também da abertura do, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o embaixador da Coreia do Sul, Kyong Lim Choi; a analista de sistemas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lilian Ribeiro Mendes; o diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos; o vice-presidente de Tecnologia e Logística do Banco do Brasil (BB), Geraldo Afonso Dezena da Silva; o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky; e o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini.

 

Homenagem 

 

A coordenadora do Consegi, Ana Amorim, disse que o evento homenageia a Coréia do Sul. O país detém um dos melhores governos eletrônicos do mundo, com excelência na entrega de serviços eletrônicos aos cidadãos, acesso à informação e interação sociedade-governo satisfatória. Uma comitiva de cerca de 20 coreanos participa do Consegi. Essa experiência interessa ao Brasil, uma vez que há intercâmbio científico entre os dois países. Em 2009, o Serpro enviou à Coréia analistas para estágio sobre computação em nuvem e recebeu coreanos no Brasil para apresentar iniciativas de adoção de software livre em governo eletrônico.

 

Confira outras informações sobre o evento, no endereço: https://www.consegi.gov.br/  

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação