Crédito: OBF - Prof. Ronaldo Fogo, Prof. Euclydes Marega, Filipe Rudrigues, Cássio dos Santos, Rodrigo Andrade, Gustavo Haddad, Rodrigo Rolim e Prof. Teixeira Jr
A equipe Brasileira da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), que participou da 41ª International Physics Olympiad (IPhO), retornou da Croácia dia 27 de julho com cinco medalhas na bagagem. O evento ocorreu de 17 a 25 de julho, em Zagreb, na Croácia, com a participação de 380 estudantes de 80 paises.
A equipe nacional, selecionada e preparada pela OBF, conquistou cinco medalhas de bronze e foi formada pelos estudantes Rodrigo Alencar (CE), Filipe Rodrigues de Almeida Lira (PE), de S. Paulo, Cássio dos Santos Sousa, Gustavo Haddad Francisco S. Braga e Rodrigo Silva.
A delegação brasileira foi acompanhada pelos professores Euclydes Marega Júnior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) – Campus S.Carlos, Roberto Dias (PE), Ronaldo Fogo (SP) e Teixeira Júnior (CE). O Brasil participa da IPhO desde 2000, mas esta é a primeira vez que todos os integrante da equipe conquistam medalhas. Atualmente, o Brasil é o País da América Latina com maior número de medalhas conquistadas na IPhO.
O resultado obtido nas edições da IPhO é fruto do trabalho que a equipe de professores da OBF, por meio da Comissão Nacional, da Comissão de Preparação e das Coordenações Estaduais, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), vem realizando junto aos estudantes e escolas.
A equipe deste ano começou sua maratona de estudos na edição OBF 2008. Desde então, eles receberam orientação da Comissão de Preparação, de seus professores e dos coordenadores estaduais da OBF, além de terem feito diversas provas seletivas sendo a preparação concluída com atividades intensivas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, em São Carlos, sob a orientação do professor Euclydes Marega Júnior.
Fonte:
https://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2010/NOT_01.