Crédito: Ricardo Lemos - Coordenadora da pesquisa e economista do IBGE, Fernanda Vilhena.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) sedia treinamento para a Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) nas empresas estatais federais. Participam do encontro, que começou ontem (2), representantes das empresas, do MCT, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest/MP).
A pesquisa, realizada pelo IBGE, objetiva a construção de indicadores setoriais das atividades de inovação tecnológica das empresas. O foco do trabalho é sobre os fatores que influenciam o comportamento inovador das empresas, as estratégias adotadas, os esforços empreendidos, os incentivos, os obstáculos e os resultados da inovação. No treinamento, que termina hoje (3), os representantes das estatais são orientados sobre o preenchimento do questionário.
O assessor da Secretaria Executiva (Sexec) do MCT, Reinaldo Ferraz, destaca a importância da Pintec no desenvolvimento de políticas de produção e de apoio a inovação. “Essas políticas têm a meta de elevar a participação das empresas e o Produto Interno Bruto”, disse.
A previsão é de que as entrevistas da pesquisa comecem no dia 1º de setembro. Até dezembro, os dados serão consolidados e divulgados. Nos questionários das edições anteriores da Pintec as perguntas foram direcionadas nos financiamentos para compra de equipamentos e ações de P&D. Foram questionadas ainda as parcerias com universidades e institutos de pesquisa.
“A pesquisa permite a identificação de esforços de inovação em busca de maior competitividade nacional e internacional”, disse a coordenadora da pesquisa e economista do IBGE, Fernanda Vilhena.