O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) promove a 18º Semana de Astronomia que, este ano, terá como tema “Brasil na Astronomia”. O evento, que ocorre de hoje (5) até domingo (8), objetiva aproximar as pessoas desta ciência tão peculiar e curiosa, várias atividades, oficinas e mesas-redondas serão oferecidas aos visitantes durante os quatro dias. Todas as palestras e mesas-redondas acontecerão no Auditório do Mast e serão transmitidas, ao vivo, pelo site. A entrada é gratuita.
Como começou a Astronomia no Brasil? Quais são os principais projetos de hoje? Para onde caminha o futuro dessa ciência no país? Estas são algumas questões que serão respondidas durante a mesa de abertura “O passado, o presente e o futuro do Brasil na Astronomia”, apresentada pela pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do Museu (CHC), Christina Helena Barboza, e por representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Durante a Semana, o público ainda irá explorar o campus do Museu na oficina “Descobrindo o Museu com uma bússola”. Outras oficinas de sucesso promovidas pelo Museu também farão parte do evento, como “Contando Mitos” e “Cozinhando com a Química”.
Para quem é apaixonado por astronomia e pretende seguir carreira, o Museu preparou duas palestras especiais: “Astronomia Amadora: diversão e arte” e “Profissão de Astrônomo: da poesia à realidade”. Na primeira, se falará sobre o romantismo da astronomia amadora, já na segunda, serão mostrados os dois lados desta profissão no Brasil.
Em uma visita ao Serviço da Hora, localizado no campus que o Mast divide com o Observatório Nacional, os visitantes descobrirão onde a Hora Oficial Brasileira é gerada e conhecerão o Relógio Atômico, instrumento que atrasa apenas um segundo a cada 20 mil anos!