Há um mês, um grupo de jovens potiguares, acompanhado por experientes fotógrafos, iniciou uma viagem pelo Rio Grande do Norte com o objetivo de registrar por meio da fotografia aspectos da cultura do estado nordestino, como a relação com o mar. Os resultados dessas expedições fotográficas pode ser conferido em uma exposição coletiva, reunindo cerca de mil fotografias, que será montada na SBPC Jovem – evento da programação da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa no domingo (25) no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).
Destinada a estudantes do ensino básico (fundamental, médio e técnico), a programação do evento tem diversas atividades desenvolvidas com o intuito de despertar o interesse do público infanto-juvenil pela ciência. Ao todo, serão apresentados 150 trabalhos científicos e realizadas 70 oficinas, 50 minicursos, 16 palestras e 12 exposições, além de mostras de vídeos e lançamentos de livros.
Um dos destaques da programação é o ciclo de palestras O universo das linguagens, na próxima semana pela manhã e à tarde. Profissionais das áreas da ciência, cultura, comunicação e entretenimento falarão sobre diferentes linguagens com as quais os jovens têm contato, como a científica, a da música, a das mídias sociais (Orkut, MSN e Twitter) e a da fotografia – a que predomina nas atividades que ocorrerão no evento.
Além de oito exposições fotográficas estão programados workshops, minicursos, vídeos, instalações e oficinas sobre fotografia. No minicurso Compreendendo o funcionamento de uma máquina fotográfica a partir de uma câmara escura, na manhã de quarta-feira (28), os participantes saberão que foi uma invenção no campo da física óptica – a câmara escura – que deu origem às máquinas fotográficas que utilizam hoje. Já na oficina Conhecendo os vermes helmintos de perto, na terça-feira (27) pela manhã, será possível ver em um microscópio os ovos de vermes causadores de doenças que mais debilitam a saúde de crianças e adolescentes, como a ascaridíase e a teníase.
“Todas as atividades da SBPC Jovem têm como base a relação entre ciência e arte”, afirma a coordenadora do evento, Angela Maria de Almeida. “Tivemos a preocupação de selecionar atividades que possam disseminar e partilhar de forma lúdica e estética a linguagem científica”, conta.
As atividades da SBPC Jovem serão no Setor de Aulas 1 do campus da UFRN na parte da manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 14h30 às 17h30. A expectativa é que cinco mil crianças e jovens da rede de ensino municipal, estadual e particular participem do evento, que será aberto na segunda-feira (26), às 8h30.
Sobre o evento
A SBPC Jovem integra as atividades da Reunião Anual da SBPC – apontado como um dos maiores eventos científicos do Brasil. Realizado desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, o evento é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.
Além da programação científica (conferências, simpósios, mesas-redondas etc), são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem, da ExpoT&C (mostra de ciência, tecnologia e inovação) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).
O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, e profissionais de diversas áreas. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.