C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Governo lança edital de licitação do Trem de Alta Velocidade
Clique para ver todas as fotos de Governo lança edital de licitação do Trem de Alta Velocidade
Ricardo Lemos/MCT 0- Presidente Lula fala na cerimoônia de lançamento do Edital do TAV.
14/07/2010 - 07:50

O governo Federal deu mais um passo para viabilizar o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil. Isso com o lançamento ontem (13), em Brasília, do edital de licitação para concessão de serviços públicos de transporte ferroviário de passageiros para o empreendimento; que ligará o eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

A cerimônia teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, do secretário executivo do ministério, Luiz Antônio Elias, entre outros ministros, empresários e embaixadores.

Na abertura, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, ressaltou a importância do projeto para reverter a situação de retrocesso no sistema ferroviário e de transporte de passageiros no País e permitir o desenvolvimento regional nos locais por onde o trem-bala deve passar.

“Simboliza o resgate do sistema. Um grande desafio para o Brasil. Tecnologia nova no País, mas disseminada em todo mundo”, afirmou o diretor da ANTT. Figueiredo falou também das perspectivas em relação ao lançamento da concorrência. “Uma licitação aberta à participação de todos, não existe nenhum vício de tecnologia e de engenharia, todas as tecnologias estão habilitadas a participar”, convocou.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, lembrou que os estudos relacionados ao TAV começaram a ser desenvolvidos em fevereiro de 2008, como projeto de governo e com o envolvimento de todos os ministérios. “A partir do edital, asseguraremos que o percurso (São Paulo-Rio) será feito em 93 minutos. Queremos colocar o Brasil em linha com as melhores tecnologias do mundo, no que se refere à malha ferroviária”, disse Passos.

Para Passos, o projeto também pode representar aprendizado tanto para a indústria nacional como para as instituições de pesquisa. “Não queremos desperdiçar a oportunidade para ter ganhos tecnológicos, absorver conhecimentos e qualificar a nossa indústria”.

Empresa ferroviária

No evento, o presidente Lula também assinou a mensagem do Projeto de Lei, a ser encaminhado ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (14), para a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav). A estatal, vinculada ao Ministério dos Transportes, caberá promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de alta velocidade de forma integrada com as demais modalidades de transporte e instituições de pesquisa.

O presidente citou a sequência de eventos internacionais a serem realizados nos próximos anos no Brasil e falou da expectativa do governo de que as obras sejam inauguradas em 2016, quando ocorrem as Olimpíadas no País. Ele destacou ainda as deficiências no sistema ferroviário e na formação profissional.

“O fato concreto e grave é que a economia, nós últimos 25 anos, não se preparou para hoje. Nós temos neste momento excesso de oferta de obras e falta de gente preparada para fazer as coisas que precisam ser feitas. Faz 15 anos que o País não produz um trilho”, lamentou. 

Edital

O Edital de Concessão do TAV é composto de 21 seções e 27 anexos e inclui serviços de construção, operação, manutenção e conservação na Estrada de Ferro – EF 222, no trecho entre os municípios do Rio de janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Campinas (SP). As informações, anexos, planilhas, formulários, estudos e projetos estarão disponíveis a partir de hoje (14) na página da ANTT na internet (www.antt.gov.br) ou na Superintendência Executiva da agência, em Brasília.

A sessão pública de leilão será realizada, em 16 de dezembro, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), com a abertura dos envelopes contendo a Proposta Econômica das Proponentes que tiverem suas Garantias aceitas e apresentado os documentos de Pré-Qualificação de acordo com as exigências contidas no edital.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação