Divulgação/INT - Técnica prepara cultivo de microalgas, no INT.
Aproveitamento de microalgas na produção de biodiesel, utilização de membranas como alternativa para purificação e dessalinização de águas são algumas das atrações que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) leva à Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C 2010) na próxima semana na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, com o objetivo de mostrar alternativas tecnológicas para o desenvolvimento sustentável.
A ExpoT&C integra pelo 18º ano consecutivo as atividades da Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano ocorre em Natal (RN), de 25 a 30 deste mês. O INT ocupa um dentre os 28 estandes da tenda do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na ExpoT&C. A expectativa é a de que circulem mais de quatro mil pessoas por dia nos pavilhões, que totalizam área de 6.000m².
No estande do INT, os visitantes terão oportunidade de conhecer que as vantagens do uso de biocombustíveis podem ser ampliadas por meio da diversificação da matéria-prima, aproveitando-se a grande biodiversidade existente no País. Uma das possibilidades mais vantajosas já identificadas é a utilização de microalgas. O INT realiza estudos pioneiros para o desenvolvimento dessa alternativa. O cultivo apresenta diversas vantagens em relação às demais matérias-primas, apresentando uma produtividade pelo menos sete vezes superior ao dendê, considerado a oleaginosa de maior produtividade.
Além disso, a microalga tem coleta diária independente de safras, cultivo em climas e solos não adequados às culturas tradicionais e ainda aproveita resíduos industriais como efluentes orgânicos e o gás carbônico (CO2) (com possível pleito de créditos de carbono).
No INT as pesquisas com microalgas são desenvolvidas desde 2003, tendo início dois anos depois o estudo das possibilidades de produção de biodiesel a partir do óleo extraído desta biomassa. Esses resultados iniciais geraram o primeiro trabalho publicado no País sobre o tema e foram apresentados no 1º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, em 2006. Durante esse trabalho, foi desenvolvido um novo sistema de agitação de culturas de microalgas, o sistema borbulhamento por bombeamento de ar (BBA), que aumentou consideravelmente a produtividade em biomassa de microalga.
Outro destaque que será exibido na ExpoT&C 2010 é o projeto de pesquisa que utiliza membranas com poros muito pequenos para filtrar sal, bactérias, proteínas e outras partículas até mil vezes menores que o milímetro. A solução, desenvolvida por especialistas do INT, pode ser uma alternativa para purificação e dessalinização de águas, processos fabris como a concentração de alimentos ou ainda ser usada na área de saúde, aprimorando a hemodiálise, usada para purificar o sangue de pacientes com problemas renais.
Desenvolvidas pela área de Processamento e Caracterização de Materiais do INT, as membranas podem ser feitas de polímeros, metais, terras diatomáceas ou cerâmicas. Quanto menores os poros, maior é a pressão para induzir a passagem do fluido.
Quem visitar o espaço do INT na mostra também pode participar do Quiz Tecnológico, um jogo interativo de perguntas e respostas, contendo informações históricas e atuais sobre ciência, tecnologia e inovação. Uma maquete autoexplicativa sobre a Cadeia Produtiva do Biodiesel, com informações sobre todo o processo de produção e comercialização do biocombustível, também faz parte do estande.