C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Satélites revelam papel da soja no desmatamento da Amazônia
Clique para ver todas as fotos de Satélites revelam papel da soja no desmatamento da Amazônia
Crédito: Inpe - Desmatamento na Amazônia
09/07/2010 - 08:35

Parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) permitiu o monitoramento por satélite da “moratória da soja”, que estabeleceu o compromisso das indústrias e exportadores das associações Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) de não adquirirem soja oriunda de áreas desflorestadas na Amazônia a partir de julho de 2006.

Relatório apresentado nesta quinta-feira (8) indica a presença de soja em 6.295 hectares que foram desmatados após julho de 2006. Esta área corresponde a 0,25% do desmatamento ocorrido no bioma Amazônia, no triênio 2007-2009, nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia. Esta área também corresponde a apenas 0,027% da base de soja plantada no Brasil, que hoje é de 23,2 milhões de ha.

Ao renovar a moratória pela terceira vez, em julho de 2009, o Grupo de Trabalho da Soja (GTS) formado por Abiove, Anec, Conservação Internacional, Greenpeace, Ipam, TNC e WWF-Brasil, formalizou parceria com o Inpe para o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de detectar a presença de culturas agrícolas em áreas desflorestadas a partir da classificação de imagens de satélite.

“Esta ferramenta permitiu ampliar significativamente a área monitorada. A cada nova safra, um número maior de polígonos precisa ser monitorado. A avaliação da expansão da sojicultura nacional exige uma metodologia de monitoramento por satélites”, diz o pesquisador Bernardo Rudorff, do Instituto.

No mapeamento também foram utilizadas bases de dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Imazon. O levantamento do uso e ocupação da terra, nas áreas selecionadas pelo Inpe, foi realizado pela Globalsat Monitoramento Agrícola, contratada pelo GTS. 

Confira aqui o relatório do 3º ano do mapeamento e monitoramento do plantio da soja no bioma Amazônia.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação