C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Satélite argentino chega ao Inpe para bateria de testes
Clique para ver todas as fotos de Satélite argentino chega ao Inpe para bateria de testes
Crédito: Inpe
30/06/2010 - 09:34

Os ensaios ambientais e as medidas de propriedades de massa necessários para o lançamento do satélite argentino SAC-D serão realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em São José dos Campos (SP). Ele leva a bordo o instrumento Aquarius, equipamento inovador para monitorar a salinidade oceânica desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, a agência espacial norte-americana, além de outros experimentos científicos argentinos, franceses e italianos.

Dadas as dimensões e peso dos equipamentos, o transporte da Argentina para o Brasil foi feito em dois voos de aeronave Globemaster C-17, da Força Aérea Norte-Americana (Usaf), contratada pela Nasa para esta operação.

O SAC-D levou três dias – de sábado (26) a segunda-feira (28) – para que todos seus equipamentos e carga útil fossem transportados do aeroporto de São José dos Campos ao Inpe. Foram necessárias sete carretas para a operação, realizada em sua maior parte de madrugada para não prejudicar o trânsito. Foi utilizado ainda um guindaste de 70 toneladas e outras carretas de material de apoio, além da escolta de quatro viaturas.

A operação de entrada dos equipamentos no País e o seu transporte até o Inpe teve o apoio da Infraero, Receita Federal, Polícia Federal, Prefeitura de São José dos Campos, departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Itamaraty, Consulado e Embaixada dos Estados Unidos, Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Conae), Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Nasa, Air Mobility Command da Força Aérea Norte-Americana, e Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate).

As atividades no LIT devem levar em torno de oito meses e envolver, no decorrer deste tempo, cerca de uma centena de técnicos e cientistas de todos os países envolvidos no desenvolvimento e na qualificação do satélite.

O LIT é o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. Ter condições de oferecer a “matriz completa de testes espaciais” foi decisivo para o Brasil ser escolhido para testar o satélite que a Argentina desenvolveu com a cooperação dos Estados Unidos.

Procedimentos internos do LIT, inclusive de segurança, foram aperfeiçoados para adequação aos mesmos protocolos da Nasa adotados no JPL, tendo sido auditados e aprovados por representantes da própria agência espacial americana.

Serão realizados testes de interferência e compatibilidade eletromagnética, vibração, vibro-acústico, choque de separação, vácuo-térmico, além das medidas de propriedades de massa do satélite. A impossibilidade de reparo em órbita torna imprescindível a simulação em Terra de todas as condições que o satélite enfrentará desde o lançamento até o fim de sua vida útil no espaço.

Os painéis solares para provimento de energia chegaram ao Inpe antes, em maio, e seus testes estão quase concluídos.

A realização dos testes no Brasil é resultado de acordo entre a AEB e a Conae, da Argentina.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação