A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) investirá R$ 2 milhões na construção do Museu do Amanhã, espaço dedicado à ciência e tecnologia que será erguido na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. O museu é peça-chave do programa Porto Maravilha, que revitalizará a região. O presidente da Finep, Luis Fernandes, participou do lançamento do projeto, nesta segunda-feira (21). “Ter a Ciência, Tecnologia e a Inovação como carro chefe da construção de futuro e pensar este amanhã sob o ponto de vista da sustentabilidade é o diferencial desta iniciativa”, disse.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o museu representa uma espécie de reencontro da cidade com a sua própria origem. “A Praça Mauá foi o começo do Rio e, por muitos anos, ficou abandonada. Com o museu, vamos revitalizar a porta de entrada da cidade”, afirmou.
Com investimento estimado em R$ 130 milhões, o Museu do Amanhã foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Serão 12,5 mil metros quadrados em que os visitantes poderão estar em contato com o conhecimento científico de maneira interativa e tecnológica.