Divulgação/MCT - Segunda fase das provas será em agosto próximo.
As escolas que participam da 6ª edição da Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm até hoje (22) para enviar à organização do evento a lista e os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase. No total, a 6ª edição da Olimpíada inscreveu 19.665.615 alunos em 44.717 escolas.
As provas da primeira fase ocorreram no úiltimo dia 8 e os classificados para a 2ª fase serão anunciados em 10 de agosto. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 11 de setembro e no dia 26 de novembro divulgada a lista dos premiados.
Em 2009, a Obmep teve a participação de 43.854 escolas com mais de 19 milhões de alunos inscritos em 99,10% dos municípios; números que motivam os organizadores a continuar juntos com as escolas no esforço de aprimorar o ensino público brasileiro.
A Obmep premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Dentre os prêmios, está o oferecimento, por um ano, de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para os medalhistas que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC). Desde 2009 os universitários medalhistas do certame recebem bolsa de Iniciação Científica, seguida de Bolsa de Mestrado, para desenvolver estudos em Programas de Pós-Graduação em Matemática.
A Olimpíada também disponibiliza em seu site material didático para alunos e professores. Em breve as escolas inscritas receberão o Banco de Questões 2010 – caderno com problemas interessantes e suas soluções.
Na opinião dos organizadores, o conhecimento matemático é uma ferramenta poderosa para a formação da cidadania e do progresso científico do País.
A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com a participação dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e do CNPq.