O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) em parceria com o Museu da Amazônia (Musa), a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizam amanhã (22) uma série de atividades em comemoração ao Dia da Biodiversidade.
O evento ocorre a partir das 9h no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na avenida Uirapuru, Cidade de Deus, zona leste de Manaus (AM).
Entre os destaques da programação está um passeio científico orientado por especialistas de diversas áreas. No passeio pelo jardim botânico, os participantes receberão informações sobre espécies de plantas, aves, insetos, sapos e fungos, além de fazer a coleta de exemplares para uma gincana educativa.
Nessa gincana educativa, além de saberem mais sobre as espécies coletadas, os participantes escolherão entre os exemplares coletados, o bicho mais bonito, mais inesperado, mais esquisito, mais difícil de capturar, a folha mais interessante e o organismo mais raro.
Voltada à crianças e adolescentes, a programação do Dia da Biodiversidade pretende estimular a reflexão crítica sobre os impactos que o meio ambiente sofre com a degradação dos recursos naturais.
Especialistas
Especialistas do Inpa em invertebrados, aves, peixes, entre outras áreas participam do evento. Entre eles estão a pesquisadora de invertebrados e da Coordenação de Ecologia (Cpec), Elisiana Pereira de Oliveira; a ecologista e pesquisadora da Cpec, Marina Anciães; e o pesquisador da Coordenação de Pesquisas em Biologia Aquática (CPBA), Jansen Zuanon.