O Amazonas se apresenta na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), entre os dias 26 e 28 próximos, em Brasília (DF), mostrando as experiências e os resultados do Programa Ciência na Escola (PCE), criado e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com as secretarias de educação do município (Semed) e do estado (Seduc).
A exposição sobre o programa será feita pelo coordenador do projeto de acompanhamento e avaliação do PCE, Aderli Simões, na mesa temática Educação em Ciências e Experiências Inovadoras, que ocorre na quarta-feira (26) à tarde. De acordo com Simões, o resultado do PCE é um salto de qualidade no ensino dos alunos da rede pública estadual e municipal. “O programa causa um grande impacto nas escolas no Amazonas, porque cria oportunidades para crianças, jovens e adolescentes, tanto na capital quanto no interior, conhecerem o mundo científico, o que representa algo bastante inovador”.
De 2004 a este ano, a Fapeam concedeu 3.803 bolsas, abrangendo professores e estudantes do ensino fundamental e médio em todo estado em quatro edições do PCE. Em 2009, foram 1.722 bolsas concedidas e 246 projetos realizados na capital e no interior do estado.
Neste ano, foram selecionados 204 projetos, sendo 113 de Manaus e 91 do interior. Este ano, também será iniciada a experiência inovadora de desenvolver o PCE na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Juma, na comunidade Boa Frente, no município de Novo Aripuanã, (distante 227 km de Manaus em linha reta). Ao todo foram aprovados cinco projetos que serão desenvolvidos na Escoa Estadual J.W. Marriot.
A CNCTI
Com o tema Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável, a 4ª CNCTI debate quatro eixos: Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social; Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e Ciência.
Pesquisadores, analistas e representantes de segmentos da sociedade terão três dias de debate para apresentar novas sugestões de políticas para a Ciência, Tecnologia e Inovação, mantendo o desenvolvimento sustentável como foco central. Constam da programação seminários, palestras e painéis sobre diversos temas, como saúde, energia, ciência, educação, recursos humanos, tecnologias sociais, biotecnologia, microeletrônica e segurança nacional.
O PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.