Edição 18/2010 • Brasília,  28 de abril de 2010

Setec/MCT participa da 10º Conferência da ANPEI

A 10ª Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), que aconteceu durante dos dias 26 e 28 de abril, em Curitiba, contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (SETEC/MCT).

Com o tema Cooperação para a Inovação Sustentável, o evento recebeu a aproximadamente 800 pessoas que participaram de palestras, painéis de discussão e apresentação de casos de sucesso de empresas inovadoras.

Durante o evento, os participantes puderam visitar o estande da SETEC/MCT para conhecer programas como o Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (Pró-Inova), Incentivos Fiscais e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Além disso, estavam presentes no estande o Banco Nacional para o Desenvolvimento (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria de C&T para inclusão Social do MCT(Secis/MCT) que divulgaram outros instrumentos de apoio à inovação. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou o Portal Inovação.

Outras informações sobre a Conferência no https://www.anpei.org.br/xconferencia/

Simpósio discute tecnologias inovadoras para calçados

Trocar experiências, pesquisas e conhecimentos na área da biomecânica, com novas soluções em conforto e saúde dos pés na produção de calçados com tecnologias que possam agregar valor aos fabricantes são alguns dos objetivos do 7º Simpósio Brasileiro de Biomecânica do Calçado, em Novo Hamburgo (RS).

Leia mais

Finep analisa proposta para o Pappe Integração

Dezoito instituições se inscreveram para operar o Programa de Subvenção à Pesquisa em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe Integração). Serão cerca de R$ 85 milhões em recursos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) da Subvenção Econômica para apoiar em torno de 500 empreendimentos.

Leia mais

Ministérios querem desburocratizar a vinda de cientistas estrangeiros ao País

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está empenhando em simplificar a vinda de cientistas estrangeiros ao País para exercer atividades em suas áreas de atuação. Para isso, juntamento com os ministérios, da Justiça (MJ), das Relações Exteriores (MRE) e do Trabalho e Emprego (MTE), encaminhou à Casa Civil, uma proposta de alteração do Decreto nº 86.715/81 para simplificar e tornar mais claras as exigências para admissão desses profissionais.

Leia mais

Veja a Situação das Redes do Sibratec até 22/04/2010

Redes de Centros de Inovação

Foram articuladas e estão em estruturação 14 Redes Temáticas SIBRATEC de Centros de Inovação. Três Redes estão em análise pela FINEP, são elas: Manufatura e Bens de Capital; Eletrônica para Produtos; e Vitivinicultura. As outras onze Redes encontram-se em diferentes estágios de implementação.

Redes de Serviços Tecnológicos

Estão sendo implementadas 19 Redes Temáticas SIBRATEC de Serviços Tecnológicos, envolvendo 469 participações laboratoriais, pertencentes a 53 instituições. A rede de Sangue e Hemoderivados é a primeira a ter convênio assinado. Seis estão em processo de contratação. Dez estão em análise pela Finep. Duas redes estão elaborando seus projetos.

Redes de Extensão Tecnológica

Atualmente 22 Redes Estaduais SIBRATEC de Extensão Tecnológica foram contratadas e estão em diferentes estágios de implementação. São elas: CE, BA, SP, RJ, SC, PR, RS, PI, MG, AM, PA, RO, PE, PB, RN, SE, AL, TO, MS, MT, GO e ES.

Outras Informações no site https://www.mct.gov.br/sibratec

• Futuro da ciência e do desenvolvimento - 

• Governo de Rondônia e FINEP assinam convênio de mais de R$ 3 milhões para a Ciência e Tecnologia - 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500