Edição 17/2010 • Brasília,  19 de abril de 2010

Parlamentares e Instituições aderem à Frente Plurissetorial em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação

SETEC/MCT

Lançada em março deste ano, a Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação já conta com a adesão de mais de 140 parlamentares e 31 Instituições.

A Frente tem como finalidade principal articular ações governamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico e da ampliação da capacidade de inovação no país. Entre as atividades exercidas está a defesa do desenvolvimento científico e tecnológico, da capacidade de inovação, do desenvolvimento econômico e da competitividade das empresas brasileiras.

Para o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, a adesão de parlamentares e instituições enriquecerá os trabalhos da Frente. “A consolidação da Frente se dará à medida que os componentes constituírem um espaço de discussão e implementação de ações associados ao conhecimento científico-tecnológico enquanto patrimônio social". Ainda segundo Mota, o desenvolvimento do país dependerá de iniciativas inovadoras. "Crescer nos próximos anos o Brasil crescerá, mas se crescerá com sustentabilidade vai depender que uma das âncoras do desenvolvimento sustentável seja inovação, ampliando a produtividade e a competitividade do País, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida, por meio da aceleração da criação e qualificação de empregos e a democratização de oportunidades. Isso é o que quer a Frente”, explicou.

Para a próxima reunião, que deverá acontecer em junho, estão previstas discussões de temas como Marco regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, matérias em andamento no Congresso Nacional sobre recursos humanos e orçamento para CT&I e banda larga.

A Criação da Frente foi uma iniciativa do Congresso Nacional em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Confederação Nacional da Indústria e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Lista de selecionados na primeira rodada da seleção de pesquisadores nas empresas está disponível

Está disponível no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a lista das 60 empresas selecionadas pelo Edital RHAE - Pesquisador na Empresa Nº 062/2009.

 

Leia mais

Finep inscreve empreendedores para encontro empresarial até dia 28

Empreendedores inovadores têm a chance de ficar frente a frente com os maiores investidores de capital semente do País. Até o próximo dia 28 está aberto o processo de seleção para o 7º Seed Forum Finep. O evento se realiza dia 23 de junho, em Curitiba (PR), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEPR).

 

Leia mais

Empresas de Santa Catarina já recebem ajuda do Sibratec

Empresa de vinhos da cidade de Pinheiro Preto, em Santa Catarina, é uma das primeiras empresas beneficiadas pela Rede de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A Vinhos Duelo é uma empresa de pequeno porte que fabrica bebidas alcoólicas mistas e fermentadas como aguardentes, coquetéis, catuaba e jurubeba.

A Rede de Extensão de Santa Catarina trabalhou, por meio de sua unidade móvel, na implantação de um programa que garantisse a eficácia dos procedimentos higiênico-sanitários adotados durante o processamento do vinho para, assim, evitar a contaminação microbiana e química dos produtos.

Durante os trabalhos da Rede foram realizados ensaios microbiológicos e químicos, além da implementação dos pré-requisitos de infra-estrutura mínima e controles de matéria-prima, manipulação, processamento, armazenamento e transporte do produto.

A partir de agora a empresa possui controle interno do processo de fabricação dos produtos, maior qualificação da equipe devido às implementações realizadas e maior estabilidade e confiabilidade no processo de fabricação.

A empresa – A Vinhos Duelo conta com uma produção anual de 14 milhões de litros de bebidas alcoólicas, as quais são distribuídas para todas as regiões do Brasil e países do MERCOSUL. 

Com informações da Sociesc

• P&D: um diferencial para poucos - 

• Edital CNPq: R$ 30 milhões para pesquisas - 

• Edital Pró-Inova encerra prazo para submissão de propostas na próxima semana - 

• Beneficiados pelo Pró-Inova divulgam programação 2010 - 

• Edital para pesquisador na empresa divulga resultado da 1ª rodada - 

• Conferência Nacional de CT&I recebe inscrição - 

• Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe adesão - 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500