O Brasil sedia a 21ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, competição que se realiza de 13 a 19 de junho, em Águas de São Pedro (SP). Participam do evento os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de quatro estudantes de até 16 anos e dois professores. Também foram convidadas delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
A competição objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no ensino médio. “É uma grande satisfação receber em Águas de São Pedro, a olimpíada que reúne brilhantes jovens matemáticos e seus professores. Trabalharemos com rigor para que a competição seja de alto nível científico e para que a estadia de todos os participantes no Brasil seja a mais agradável possível” , disse Pablo Ganassim, presidente do comitê organizador do certame.
O Brasil será representado por uma equipe de quatro estudantes, todos vencedores da 31ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e dois professores líderes. A participação nacional nestas competições é organizada por meio da OBM, iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o País.
Hoje, a competição alcança cerca de 350 mil estudantes e tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.