Edição 15/2010 • Brasília,  09 de abril de 2010

Setec/MCT presente na 4ª Conferência Regional de C,T&I do Sudeste

O Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação foi tema de palestra ministrada pela secretária adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ana Lucia Vitale Torkomian, na 4ª Conferência Regional de C,T&I, em Vitória (ES).

Na palestra, Ana Lucia também teve a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCT). Entre eles o RHAE, que incentiva a inserção de pesquisadores nas empresas para atividades de P,D&I, o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), que estimula a criação de micro e pequenas empresas e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que é um  instrumento de aproximação entre a comunidade científica e tecnológica e as empresas.

Segundo a secretária adjunta, a Conferência permite que os participantes reflitam sobre a realidade de seus Estados. “No caso da região Sudeste, é inegável a contribuição da comunidade acadêmica e empresarial para o desenvolvimento econômico e social do país. Mesmo assim, ainda há muito a ser feito e a CRCTI constituiu num fórum privilegiado para discutir essas possibilidades e o aprimoramento dos instrumentos governamentais de apoio à CT&I”, explicou Ana Lucia.

Durante o evento, que é preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, também foram debatidos temas como a consolidação do arcabouço legal e interação com órgãos de controle aplicado a Ciência e Tecnologia; Energia; Tecnologia da Informação e Comunicação; Biotecnologia; Inovação na produção de alimentos, fibras e energia como fator de desenvolvimento – Alinhamento estratégico dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Informações sobre a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Site https://www.cgee.org.br/cncti4/

Para conhecer mais sobre as atividades da Setec/MCT, acesse o Portal MCT.

Ronaldo Mota: Contribuição reconhecida

Há pouco menos de um ano Ronaldo Mota assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Em suas mãos está uma das mais nobres missões no atual contexto deste jovem setor, tão dependente de pesquisas. Cabe a ele e a sua equipe estimular a base tecnológica existente no país para que ela possa garantir o sucesso da introdução do biodiesel na matriz energética nacional.

                                                                                                     Leia Mais

Projeto do programa Rhae desenvolve fitofármacos com Nanotecnologia no Nordeste

Projeto do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Inpa) para a produção de fitofármacos a partir de nanotecnologia foi selecionado pelo Programa Rhae - Pesquisador na Empresa. O programa, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), visa à inserção de mestres e doutores nas empresas.

Leia mais

Nanotecnologia é tema do Prêmio Mercosul 2010

Foi lançado nesta segunda-feira (5), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - 2010. O tema deste ano é Nanotecnologia e tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do Mercosul.

 

Leia mais

MCT sedia reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial Mineral

O MCT realizou a 23ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Fundo Setorial Mineral, juntamente com as entidades parceiras. No encontro foi apresentado o orçamento de 2010 para o FNDCT com mais de R$ 3 bilhões para investimento e previsão orçamentária para 2010 para o CT-Mineral, de R$ 12 milhões.

Leia mais

MCT reativa Grupo de Trabalho de Assessoramento Interno de Propriedade Intelectual

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) reativou o Grupo de Assessoramento Interno de Propriedade Intelectual (GTA-PI) e realizou nesta quinta-feira (8) a 1ª reunião para uniformizar as deliberações no âmbito do MCT e definir a agenda de trabalho.

Leia mais

Iniciativa ajuda empresas na solução de problemas técnicos

Hoje as Micro, Pequenas e Médias empresas tem uma boa opção para solucionar problemas relacionados ao processo de fabricação, melhoria de produtos, entre outros aspectos tecnológicos. Ao acessar o site do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) o empresário pode dar um novo rumo para sua empresa.

Funciona assim: Ao acessar o site do SBRT, o interessado se cadastra e posta sua demanda no Sistema. A partir disso, uma das oito instituições provedoras de informação tecnológica que compõem o SBRT (Redetec/RJ, Cetec/MG, IEL-Retec/BA, SENAI/RS, Tecpar/PR, UnB-CDT/DF, USP-DT/SP e Senai/AM) desenvolverá gratuitamente, de acordo com a sua área de atuação, uma resposta técnica sob medida para o demandante.

Por exemplo, o dono de uma pequena sorveteria que sente a necessidade de utilizar um produto mais barato na fabricação do sorvete sem prejudicar o sabor pode enviar o pedido de ajuda pelo site do SBRT para obter o resultado. Foi assim com a Anjinho Lanches, que fica localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O dono queria diminuir o custo do produto e com a ajuda do SBRT conseguiu aumentar o lucro.

Essa atividade já gerou um banco de mais de 13 mil respostas onde os empresários podem consultar e tirar dúvidas a partir de respostas já publicadas.

Considerado um dos 30 melhores sites do mundo, na categoria em que concorreu, pelo Prêmio Mundial da Cúpula da Sociedade da Informação em 2007, o site do SBRT possui cerca de 40 mil perguntas registradas, 300 mil acessos diretos e mais de 64 mil clientes cadastrados.

Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, o SBRT é uma das mais interessantes iniciativas de sucesso que o país conhece na área de transferência de conhecimentos para as micro, pequenas e médias empresas. “ Guardada as proporções, circunstâncias e objetivos, o SBRT tem servido de bom exemplo para a implementação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC). O Sibratec é diferente, tem outra dimensão e outros objetivos, mas é sempre bom termos bons exemplos em que nos basear”.

Para saber mais sobre o SBRT ou receber o atendimento gratuito do Sistema acesse https://www.respostatecnica.org.br/

• CNPq abre seleção para o Programa Rede Nordeste de Biotecnologia - 

• Seminário abre o ano de cooperação entre Brasil e Alemanha - 

• Cancelado o lançamento do Prêmio Finep Inovação 2010 - 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500