
Iniciativa ajuda empresas na solução de problemas técnicos
Hoje as Micro, Pequenas e Médias empresas tem uma boa opção para solucionar problemas relacionados ao processo de fabricação, melhoria de produtos, entre outros aspectos tecnológicos. Ao acessar o site do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) o empresário pode dar um novo rumo para sua empresa.
Funciona assim: Ao acessar o site do SBRT, o interessado se cadastra e posta sua demanda no Sistema. A partir disso, uma das oito instituições provedoras de informação tecnológica que compõem o SBRT (Redetec/RJ, Cetec/MG, IEL-Retec/BA, SENAI/RS, Tecpar/PR, UnB-CDT/DF, USP-DT/SP e Senai/AM) desenvolverá gratuitamente, de acordo com a sua área de atuação, uma resposta técnica sob medida para o demandante.
Por exemplo, o dono de uma pequena sorveteria que sente a necessidade de utilizar um produto mais barato na fabricação do sorvete sem prejudicar o sabor pode enviar o pedido de ajuda pelo site do SBRT para obter o resultado. Foi assim com a Anjinho Lanches, que fica localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O dono queria diminuir o custo do produto e com a ajuda do SBRT conseguiu aumentar o lucro.
Essa atividade já gerou um banco de mais de 13 mil respostas onde os empresários podem consultar e tirar dúvidas a partir de respostas já publicadas.
Considerado um dos 30 melhores sites do mundo, na categoria em que concorreu, pelo Prêmio Mundial da Cúpula da Sociedade da Informação em 2007, o site do SBRT possui cerca de 40 mil perguntas registradas, 300 mil acessos diretos e mais de 64 mil clientes cadastrados.
Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, o SBRT é uma das mais interessantes iniciativas de sucesso que o país conhece na área de transferência de conhecimentos para as micro, pequenas e médias empresas. “ Guardada as proporções, circunstâncias e objetivos, o SBRT tem servido de bom exemplo para a implementação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC). O Sibratec é diferente, tem outra dimensão e outros objetivos, mas é sempre bom termos bons exemplos em que nos basear”.
Para saber mais sobre o SBRT ou receber o atendimento gratuito do Sistema acesse https://www.respostatecnica.org.br/
|