A forma como o público percebe e assimila a ciência pode ser estudada por meio de diferentes metodologias, cada uma com sua especificidade. Para falar sobre o assunto, o ciclo de palestras Seminários em divulgação científica recebe hoje (5), na Tenda da Ciência do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, o professor Martin Bauer, da London School of Economics, no Reino Unido.
Autor de diversos livros e artigos científicos na área de compreensão pública da ciência, Bauer também é editor da Public Understanding of Science, principal revista científica de divulgação da ciência.
Na palestra, ele apresenta três métodos de pesquisa sobre a compreensão pública da ciência: pesquisas representativas nacionais (as enquetes), que, segundo Bauer, demonstram o nível de alfabetização científica e as atitudes da população em relação à ciência; as análises de conteúdo dos meios de comunicação de massa, que mostram a relevância, a abordagem e o posicionamento da ciência na opinião pública; e pesquisas qualitativas, como o uso de grupos focais. A palestra será em português.
O ciclo de palestras Seminários
em Divulgação Científica faz parte do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Saiba mais sobre o curso em: www.museudavida.fiocruz.br/lato