C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Museu Goeldi promove a Festa Anual da Árvore
Clique para ver todas as fotos de Museu Goeldi promove a Festa Anual da Árvore
Crédito: Shamara Fragoso - Festa Anual da Árvore
26/03/2010 - 14:03

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), em Belém (PA), apresenta no domingo (28) mais uma programação em comemoração à Festa Anual da Árvore. O evento começa às 9h no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico, onde serão apresentados os novos monitores ambientais, a Expo-Feira Arte Goeldi e o jogo de Xadrez Verde.

A novidade deste é a apresentação de 10 alunos do ensino médio, da Escola Estadual Ulysses Guimarães, que atuarão como monitores ambientais do Projeto Jardim Botânico Vai à Escola, patrocinado pelo Banco da Amazônia (Basa) e promovido pela Rede Brasil de Jardins Botânicos. Os alunos foram escolhidos após avaliação do currículo escolar e entrevista com a Coordenação Pedagógica do projeto, e serão monitores pelo período de seis meses a um ano.

Outra novidade é o jogo de Xadrez Verde, também desenvolvido pela Escola Ulysses Guimarães, no qual as peças são feitas de espécies madeireiras em extinção. O objetivo, segundo Vera Bastos, uma das organizadoras da Festa da Árvore, “é tornar conhecidas as espécies pelo público jovem, para que finalidade são utilizadas, onde se localizam e como preservá-las”, já que o jogo apresenta uma descrição dessas espécies.

Exposição
A Expo-Feira é acontecimento constante nas diversas atividades que o Museu Goeldi promove, e apresenta produtos de artesanato local, buscando a sua valorização. Na ocasião, a artista plástica da ilha de Outeiro, distrito de Belém, Bia Protasio, mostrará suas pinturas feitas com a técnica de óleo sobre tela.

Como já é de praxe, a Festa Anual da Árvore elege uma árvore símbolo para ser a homenageada e ganhar destaque na programação que se estendem por cerca de uma semana. Para este ano, a espécie escolhida foi o cedro (Cedrela odorata L.), bastante procurada pelo comércio madeireiro nacional e internacional e utilizada na composição de reflorestamento heterogêneo das áreas alteradas. Espécie em extinção, o largo uso do cedro é justificado pela variabilidade de seu emprego.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação