Felipe Linhares/MCT - Estudantes participam de jogos interativos para treinamento.
A segunda edição do maior evento de inovação e tecnologia de Mato Grosso reúne mais de 350 estudantes. Palestras, exposições de casos empreendedores, pesquisas científicas e projetos de produtos inovadores são as principais atrações do evento que se realiza paralelamente a 2ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro-Oeste, em Cuiabá (MT).
O engenheiro em desenvolvimento de software e especialista em ciência e inovação, Silvio Lemos Meira, ressaltou na abertura do evento que está é a década da inovação científica e tecnológica. “As pessoas querem simplicidade no dia-a-dia e a pesquisa é a principal ferramenta alcançar esse objetivo”, disse. No salão de exposição os estudantes conhecem projetos desenvolvidos para mudar a rotina nas indústrias, empresas e até residências.
Na tarde desta quarta-feira (23), os participantes de um workshop assistem a palestra Programa de Incentivo à Inovação em Minas Gerais - como transformar pesquisas em negócios.
Realidade Virtual
O estande do Serviço Social da Indústria (Sesi) é um dos mais visitados pelos estudantes de Mato Grosso. Nele os estudantes são divididos em dois grupos de até cinco pessoas para uma competição. Um jogo de computador simula situações diversas em uma empresa da área de saúde, or exemplo. Os jovens precisam tomar as decisões corretas para garantir o crescimento da empresa. “É uma maneira lúdica de estimular o pensamento em equipe, de forma ética e competitiva”, diz o diretor da empresa que desenvolveu o programa para o Sesi, Demetrius Ribeiro Lima.
Esse software foi desenvolvido para capacitar os funcionários das empresas que fazem parte do Sesi. Cada participante recebe uma série de opções para uma determinada situação criada pelo jogo. “Eles escolhem a melhor opção. O programa vai facilitar e melhorar o treinamento desde os trabalhadores até os diretores de uma empresa”, avalia Lima.
Casa do futuro
Outro projeto em exposição, a casa do futuro, alia praticidade com beleza e tecnologia. A residência tem um sistema interligado que permite desligar todos os equipamentos eletrônicos e luzes com apenas um botão.
Outra inovação na casa é a possibilidade de ligar equipamentos eletrônicos pela internet. “Com um celular é possível mandar encher a banheira de casa enquanto se está a caminho. O sistema da casa do futuro permite ainda controlar a temperatura da água”, informa a expositora Luciana Akemy.