
Sibratec já tem 22 Redes de Extensão estruturadas
O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) já engloba 22 Redes Estaduais de Extensão Tecnológica com convênios assinados com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), sendo que 14 delas firmaram convênios na primeira quinzena deste mês. O investimento total ultrapassa os R$ 50 milhões.
Leia mais
Mais duas áreas serão incorporadas ao Sibratec
O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) recebe em breve mais duas redes de Centros de Inovação. A futura rede de Veículos Elétricos e a de Nanocosméticos estão em processo de definição de seus objetivos e receberão investimentos da ordem de R$ 20 milhões.
Leia mais
Situação do Sibratec de março de 2010
O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) é um instrumento de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação das mesmas e, assim, contribuir para o aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo.
O Sibratec está organizado na forma de três tipos de redes denominados componentes: Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica.
Os Centros de Inovação viabilizam a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos para produtos e processos; os Serviços Tecnológicos colocam à disposição das empresas laboratórios qualificados aptos a assegurar a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado e a Extensão Tecnológica tem como objetivo a solução de gargalos tecnológicos para adaptação de produtos e processos e a melhoria da produção e da comercialização de bens e serviços.
Veja abaixo a situação atual de cada componente do Sibratec.
Centros de Inovação
Já estão estruturadas 11 Redes Temáticas SIBRATEC de Centros de Inovação: Manufatura e Bens de Capital; Eletrônica para Produtos; Vitivinicultura; Microleletrônica; Energia Solar Fotovoltaica; Plásticos e Borracha; Bioetanol; Insumos para Saúde Humana; Equipamentos Médico, Hospitalar e Odontológico; Visualização Avançada; e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Outras duas estão em estruturação: Nanocosméticos e Veículos Elétricos. Serviços Tecnológicos
Estão estruturadas 19 Redes Temáticas SIBRATEC de Serviços Tecnológicos, envolvendo 469 participações laboratoriais, pertencentes a 53 instituições. Das quais a rede de Sangue e Hemoderivados foi a primeira a ter o convênio para sua implementação assinado, três estão em processo de contratação: Produtos de setores tradicionais: têxtil, couro, calçados, madeira e móveis; Gravimetria, orientação magnética, intensidade de campo magnético e compatibilidade eletromagnética; Produtos para Saúde.
Outras 13 Redes estão com seus projetos em análise pela Finep:
1. Produtos e Dispositivos Eletrônicos 2. Componentes e Produtos da área de Defesa e de Segurança 3. Geração, Transmissão, e Distribuição de Energia 4. Radioproteção e Dosimetria 5. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicáveis às novas mídias: TV Digital, Comunicação sem Fio e Internet 6. Biotecnologia 7. Transformados Plásticos 8. Saneamento e Abastecimento de Água 9. Produtos de Manufatura Mecânica 10. Instalações Prediais e Iluminação Pública 11. Monitoramento Ambiental 12. Biocombustíveis 13. Insumos Farmacêuticos, Medicamentos e Cosméticos
E por fim, duas redes estão elaborando seus projetos: Análises Físico-Químicas e Microbiológicas para Alimentação; e Equipamentos de Proteção Individual. Extensão Tecnológica
22 Redes Estaduais SIBRATEC de Extensão Tecnológica estão sendo implementadas. São elas: CE, BA, SP, RJ, SC, PR, RS, PI, MG, AM, PA, RO, PE, PB, RN, SE, AL, TO, MS, MT, GO e ES.
|