C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Inaugurado centro de atendimento às pessoas deficientes do DF
Clique para ver todas as fotos de Inaugurado centro de atendimento às pessoas deficientes do DF
Ricardo Lemos/MCT - Secretário Roosevelt Tomé homenageado com diploma pelo apoio do MCT a Central de Libras.
11/03/2010 - 16:58

O secretário substituto de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Roosevelt Tomé, participou hoje (11), em Brasília, da inauguração da Central de Libras e do Centro de Capacitação Profissional, do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (Icep).

Criada pelo Icep, com o apoio da Secis, a Central de Libras é uma unidade de atendimento e auxílio às pessoas surdas do Distrito Federal e entorno via telefone e web. Por meio da Central, familiares de portadores de necessidades auditivas podem agendar a companhia de intérpretes em visitas a locais como hospitais, fóruns, delegacias, escolas, bancos, órgãos públicos e empresas.

O Centro de Capacitação Profissional atua na qualificação de deficientes para o mercado de trabalho com ênfase na inclusão digital. O Icep oferece quatro cursos: telemarketing, montagem e configuração de computador, webdesign e informática básica. Em 11 anos, o Instituto profissionalizou 40 mil pessoas. No ano passado, de 900 alunos, 470 foram inseridos no mercado de trabalho.

Para Tomé, o MCT tem, entre suas atribuições, a função de promover e incentivar esses projetos. Segundo ele, a Central de Libras é referência nacional.

O cadeirante Wescley Batista, de 26 anos, fez o curso de configuração de computador e hoje trabalha no Ministério das Comunicações. Ele conta que pretende se qualificar mais e prestar concursos públicos. “Pretendo fazer um curso mais avançado de informática e aprender a conversar em libras. Muitos órgãos e empresas precisam de intérpretes para se comunicar com deficientes auditivos”, disse.

O presidente do Icep, Sueide Miranda, disse que a pessoa com deficiência, principalmente a surda, tem dificuldade de se inserir na sociedade e de ser atendida de forma igualitária nas escolas, hospitais e órgãos de atendimento ao público. “O Icep procura melhorar o processo de inserção dessa parcela da população na sociedade. Queremos oferecer ao surdo não apenas o interprete, mas o resgate da cidadania e o direito de ir e vir”.

Participaram também da solenidade de inauguração da Central de Libras e do Centro de Capacitação Profissional, os colaboradores do Icep, a presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (Conade), Denise Granja, e parlamentares.

Para entrar em contato com a Central de Libras e obter informações sobre os cursos profissionalizantes do Icep, acesse: www.icepbrasil.com.br ou ligue para (0800 600 6657).

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação