
Redes do Sibratec já em operação neste semestre
Criado para promover a aproximação da comunidade científica e tecnológica com as empresas interessadas em inovação, o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), por meio de suas diversas Redes, começa a operar ainda neste semestre.
Instituído por meio de Decreto, o Sibratec é organizado em três tipos de redes. São elas: Redes de Centros de Inovação, que geram e transformam conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos com viabilidade comercial; Redes de Serviços Tecnológicos, que apóiam a infraestrutura de serviços de calibração, de ensaios e avaliação da conformidade para atender às necessidades das empresas que precisam superar exigências técnicas para chegarem ao mercado; e, por fim, Redes de Extensão Tecnológica, que destinam-se a promover a solução de gargalos na gestão tecnológica, em projetos, no desenvolvimento, na produção e comercialização de bens e serviços de micro, pequenas e médias empresas.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, no ano de 2009 o Sibratec teve um notável crescimento na implantação dos três tipos de redes. “Até o momento são 52 redes em diferentes estágios de implantação (onze de Centros de Inovação, 19 de Serviços Tecnológicos e 22 de Extensão Tecnológica). Destas, sete redes estão com contratos assinados e em implementação”, explicou Mota. Isso significa que está cada vez mais perto o inicio dos trabalhos de parcela significativa dessas redes.
Para a coordenadora do Sibratec no MCT, Ana Maria pereira, no ano de 2010 o Sistema dará grandes passos para o atendimento às demandas das empresas inovadoras. “As redes estarão em plena operação, atendendo as reais demandas das empresas, pois sem as mesmas o Sibratec não tem porque existir. Além disso, outras redes serão articuladas e implementadas”, afirmou Ana Maria.
Entre as novidades para novas redes de centros de inovação está a formação de uma rede de nanocosméticos (será a 12ª rede de inovação), tendo ocorrido uma reunião de consolidação da rede no dia 03 de fevereiro passado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT em São Paulo.
|