Edição 07/2010 • Brasília,  05 de fevereiro de 2010

Secretário do MCT participa do Encontro Brasil - Reino Unido sobre Mulheres e Ciências

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, participou, no dia 1º de fevereiro, da abertura do Encontro Brasil – Reino Unido sobre Mulheres e Ciências, na sede do CNPq.

O Secretário falou sobre a importância da participação das mulheres na Ciência e ressaltou o número de mulheres que ingressaram em cursos de graduação, mestrado e doutorado.

 O encontro é resultado das questões discutidas ao longo do Programa Mulher e Ciência, lançado em 2005, pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), MCT, CNPq, MEC, dentre outras entidades. Visa estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismo, além de promover a participação das mulheres no campo das Ciências e carreiras acadêmicas.

 Foram discutidos temas como a articulação entre pesquisadores para a formação de uma rede de pesquisa; incentivo à consolidação de políticas públicas para a maior inserção  e participação das mulheres em todos os campos da Ciência no Brasil e na América Latina; troca de experiências e a cooperação científica no Brasil, América Latina e Reino Unido.

 Líderes em pesquisa do Brasil e Reino Unido participaram do encontro.

Curso estimula inovação na empresa nacional

Empresários e profissionais interessados em projetos inovadores terão a oportunidade de participar do Curso de Gestão Estratégica da Inovação. A iniciativa é do MCT e do CNPq em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Central e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Leia mais

Nanotecnologia é tema do Prêmio Mercosul neste ano

O lançamento do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – 2010 está previsto para 30 de março próximo. O tema deste ano é Nanotecnologia e tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do Mercosul.

Leia mais

Redes do Sibratec já em operação neste semestre

Criado para promover a aproximação da comunidade científica e tecnológica com as empresas interessadas em inovação, o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), por meio de suas diversas Redes, começa a operar ainda neste semestre.

Instituído por meio de Decreto, o Sibratec é organizado em três tipos de redes. São elas: Redes de Centros de Inovação, que geram e transformam conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos com viabilidade comercial; Redes de Serviços Tecnológicos, que apóiam a infraestrutura de serviços de calibração, de ensaios e avaliação da conformidade para atender às necessidades das empresas que precisam superar exigências técnicas para chegarem ao mercado; e, por fim, Redes de Extensão Tecnológica, que destinam-se a promover a solução de gargalos na gestão tecnológica, em projetos, no desenvolvimento, na produção e comercialização de bens e serviços de micro, pequenas e médias empresas.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, no ano de 2009 o Sibratec teve um notável crescimento na implantação dos três tipos de redes. “Até o momento são 52 redes em diferentes estágios de implantação (onze de Centros de Inovação, 19 de Serviços Tecnológicos e 22 de Extensão Tecnológica). Destas, sete redes estão com contratos assinados e em implementação”, explicou Mota. Isso significa que está cada vez mais perto o inicio dos trabalhos de parcela significativa dessas redes.

Para a coordenadora do Sibratec no MCT, Ana Maria pereira, no ano de 2010 o Sistema dará grandes passos para o atendimento às demandas das empresas inovadoras. “As redes estarão em plena operação, atendendo as reais demandas das empresas, pois sem as mesmas o Sibratec não tem porque existir. Além disso, outras redes serão articuladas e implementadas”, afirmou Ana Maria.

Entre as novidades para novas redes de centros de inovação está a formação de uma rede de nanocosméticos (será a 12ª rede de inovação), tendo ocorrido uma reunião de  consolidação da rede no dia 03 de fevereiro passado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT em São Paulo.

• Registro de patentes no Brasil cresce 27% nos últimos cinco anos - 

• Lugar de mestre e doutor é nas empresas, por Ronaldo Mota - 

• Lei do Bem deve beneficiar cerca de 600 empresas - 

• Criado o Dia Nacional da Inovação - 

• O avanço do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil - 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500