A Natura assinou hoje (22) um protocolo de intenções com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS/MCT), em Campinas (SP), que prevê a instalação de um laboratório de pesquisa dentro de um dos institutos do LNLS, o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio). O laboratório será direcionado à pesquisa de novas tecnologias em pele e cabelo.
O acordo visa à construção de um moderno centro de pesquisa para avaliação de segurança e eficácia de novos ativos para pele e cabelos utilizando a técnica de HTS (high throughput screening). A parceira proporciona à Natura e ao LNLS maior interação entre seus pesquisadores, fomentando a construção de plataformas tecnológicas e programas de pesquisa temáticos em rede, ampliando as frentes de pesquisa e contribuindo para o avanço do conhecimento científico.
A iniciativa é resultado do modelo Inovação Aberta (Open Innovation), que estimula a produção de conhecimento e de novas tecnologias em parceria além dos laboratórios da empresa. Desde que adotou o modelo, em 2005, a Natura já conseguiu atingir a marca de ter cerca de 50% do seu portfólio de projetos sendo realizado em parceria com universidades do Brasil, centros de pesquisa, outras empresas e também entidades internacionais.
Natura
A Natura é a maior fabricante nacional de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja
em São Paulo , hoje a empresa tem cerca de 5,7 mil colaboradores e registrou no ano de 2008, receita bruta de R$ 4,9 bilhões, um crescimento de 14,2% em relação ao ano anterior.