Edição Especial Sibratec 00/2009 • Brasília,  25 de novembro de 2009

Comitê Gestor do Sibratec se reúne na próxima quarta-feira, 25

Acontece na próxima quarta-feira (25), no Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, reunião do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Além de representantes do MCT, o Comitê é formado por representantes de outros órgãos públicos e organizações da sociedade e da iniciativa privada.

Durante o encontro, que contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Ronaldo Mota, e do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, estão previstas discussões envolvendo o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Política de Desenvolvimento produtivo. Além disso, o secretário Ronaldo Mota ministrará palestra sobre os desafios e oportunidades do Sibratec.

Sobre o Sibratec

É um programa que visa a promoção de atividades de pesquisa e desenvolvimento dando condições para que as empresas brasileiras trabalhem com produtos inovadores, ou seja, proporciona uma maior valor agregado ao faturamento, mais produtividade, mais competitividade e maior inserção do país no mercado global.

Sobre o Comitê Gestor

O Comitê tem como finalidade coordenar e articular a implementação e gestão do Sistema. Entre as atribuições estão a seleção de entidades e redes que comporão o Sibratec, estabelecer as atribuições dos Comitês Técnicos, propor medidas para integrar o programa na implementação das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior, além de articular a atuação com as políticas estaduais de apoio às empresas, em especial as de pequeno e médio portes.

Outras informações sobre o Sibratec no Portal MCT

ENTENDA O QUE É O SIBRATEC

O Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC - é um dos principais instrumentos de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com as empresas inovadoras. Com foco na promoção das atividades de pesquisa e desenvolvimento, o SIBRATEC proporciona as condições para que as empresas ampliem os atuais índices de inovação. Isto significa: maior valor agregado ao faturamento, mais produtividade, mais competitividade e uma maior inserção do Brasil no mercado global.

COMO FUNCIONA

O SIBRATEC está organizado em três tipos de redes, denominados componentes, os
quais promovem as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de processos
e produtos, de serviços tecnológicos e de extensão tecnológica. São eles:

Centros de Inovação

Centros de Inovação são unidades ou grupos de desenvolvimento pertencentes aos institutos de pesquisa tecnológica, centros de pesquisa ou universidades, com experiência na interação com empresas. Esse componente destina-se a gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos com viabilidade comercial, tanto para apoiar o surgimento de novas empresas de base tecnológica, quanto para possibilitar o desenvolvimento de inovações radicais ou incrementais em produtos, processos e serviços.

Serviços Tecnológicos

Esse componente destina-se a apoiar a infraestrutura de serviços de calibração, de ensaios e análises e de avaliação da conformidade, nos âmbitos compulsório e voluntário, bem como as atividades de normalização e de regulamentação técnica. O objetivo desta Rede é atender as necessidades das empresas, associadas à superação de exigências técnicas para o acesso a mercados.

Extensão Tecnológica

Esse componente destina-se a propiciar o acesso das micro, pequenas e médias empresas (MPME), às Redes Estaduais de Extensão Tecnológica para solucionar gargalos na gestão tecnológica, projetos, desenvolvimento, produção e comercialização de bens e de serviços. Os setores atendidos pela Rede correspondem a uma opção do estado, visando o fortalecimento dos sistemas produtivos locais.

Gerência Sibratec

O SIBRATEC é gerido, no âmbito nacional, por um Comitê Gestor, três Comitês Técnicos e uma Secretaria Executiva, exercida pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Cada rede do SIBRATEC é gerida por um Núcleo de Coordenação, composto por instituições integrantes da rede. Para integrar-se ao SIBRATEC a instituição deverá ser pública ou privada, sem fins lucrativos e atender aos critérios estabelecidos nas Diretrizes Gerais do SIBRATEC, Resolução CG nº 01/2008, para cada um dos três componentes. A organização do processo de fomento ocorre por meio de Chamada Pública, Convite ou, em casos específicos, por Encomenda.

Veja o material de divulgação do Sibratec no Portal MCT

Confira a Legislação relacionada ao Sibratec

     -  Decreto 6.259 de 20/11/2007.
          Institui o Sistema Brasileiro de Tecnologia - Sibratec.

      -  Portaria nº 36 de 25 de Janeiro de 2008.
          Designa os membros para compor o Comitê Gestor do Sibratec.

      -  Resolução CG SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008.
          Aprova as Diretrizes Gerais do Sibratec

      -  Resolução CG SIBRATEC nº 002, de 8 de abril de 2008
          Aprova o Regimento Interno do Comitê Gestor do Sibratec.

      -  Resolução CG SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008
          Aprova o Regulamento do Sistema Brasileiro de Tecnologia

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500