Thiago Mendonça/MCT - O ministro Sergio Rezende e a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Lacerda.
Minas Gerais tem a liderança nas três categorias – ouro, prata e bronze – de medalhistas da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O estado também encabeça com seis estudantes a relação dos 17 tetracampeões em ouro, aparecendo em segundo lugar o Rio de Janeiro com três alunos.
O resultado do certamente foi divulgado hoje (14), em Brasília (DF), pelo ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia (MCT). Também participaram da solenidade a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), representando o ministro Fernando Haddad, Maria do Pilar Lacerda, e o diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), César Camacho.
Participaram da quinta edição da Olimpíada 19,2 milhões de estudantes da 5ª à 8ª séries (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio de 43.854 escolas. Do total de inscritos 841.139 participaram da segunda fase do certame em outubro último.
A 5ª Obmep premiará 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze. Minas Gerais lidera as três categorias com 71 medalhas de ouro, 223 de prata e 482 de bronze. O segundo lugar em ouro ficou para o Rio de Janeiro com 53 medalhas, seguido de São Paulo com 52. O segundo lugar em prata é de São Paulo com 203 premiados, vindo a seguir o Rio de Janeiro com 123 ganhadores. São Paulo também aparece em segundo lugar na categoria bronze com 400 medalhas, ficando o Rio de Janeiro em terceiro com 143 medalhistas.
No conjunto, os três mil medalhistas serão convidados a participar do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Outros 30 mil alunos que obtiveram maior pontuação nacional receberão menção honrosa. Também em menções honrosas Minas Gerais lidera com 7.804, seguido de São Paulo com 7.429 e Paraná com 2.366 menções.
Das cidades mineiras destaque para Belo Horizonte na categoria ouro com 15 medalhistas, Barbacena, com nove, Viçosa, com cinco e Juiz de Fora, com quatro. O Distrito Federal ficou em 6º lugar na categoria ouro com 15 medalhas, em 8º na categoria prata com 30 premiados e em 9º lugar na conquista de bronze com 50 medalhas. Na listagem de menções honrosas o DF ficou em 10º lugar com 670 alunos listados. O DF aparece ainda na relação de tetracampeões com dois estudantes.
Os professores dos premiados, as escolas em que estudam e as secretarias de educação também receberão prêmios. Coleções de livros e vídeos, kits de material esportivo e troféus estão entre os materiais.
A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É um projeto que, desde 2005, vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a Obmep tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
A relação dos vencedores ficará disponível no endereço (WWW.obmep.org.br).