A última edição do projeto Circuito da Ciência de 2009, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), ocorreu na manhã do sábado (28), no Bosque da Ciência. O evento recebeu cerca de 350 crianças da rede pública de ensino, além de aproximadamente 40 mães que puderam acompanhar as atividades.
Para o diretor do Inpa, Adalberto Val, as atividades desenvolvidas no Instituto, a exemplo do Circuito da Ciência, reflete em uma forma de preparar um futuro melhor para os jovens da atualidade. “Estamos tentando preparar um ambiente melhor para o futuro, para que as crianças de hoje possam viver com mais conforto e melhor qualidade de vida amanhã”, ressaltou Val.
Segundo o coordenador do projeto, Jorge lobato, os resultados óbitos este ano, superaram as expectativas. “Nós estamos fechando o ano com resultados muito bons. O Inpa mostra cada vez mais essa proximidade, onde o processo de socialização científica começa a despertar, além do olhar crítico, um interesse muito grande das crianças pela ciência”, explicou.
Participação de estudantes
Participaram desta edição alunos das escolas municipais Francisco Nunes e São Sebastião, ambas do bairro do Puraquequara, e das escolas estaduais Padre Pedro Ghislandi e Vicente Telles de Souza, dos bairros Compensa 1 e São Geraldo, respectivamente.
As oficinas educativas tiveram como tema os cuidados para prevenir à propagação de doenças como leishmaniose, chagas, malária e dengue. As atividades ministradas nesta edição abordaram assuntos como peso ideal e alimentação saudável, além de exposições do projeto piradados sobre água, invertebrados e higiene bucal. O objetivo é disseminar a informação científica produzida no Inpa.
Entre as expectativas para 2010, ainda segundo Lobato, estão a possibilidade de maior atendimento de alunos e, principalmente, aumentar a participação de outras escolas. “No próximo ano, vamos trabalhar com 40 escolas, atendendo cerca de 4 mil crianças. Vamos ainda buscar escolas nas áreas rurais de Manaus para conhecer o projeto”, disse.
Parcerias
O Circuito da Ciência é realizado em parceria com a prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Educação (Semed) e Limpeza Pública (Semulsp). O governo do Amazonas participa, com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
Outras empresas que incentivam esta iniciativa são o Serviço Social da Indústria (SesiI), Magistral, Projeto Consciência Limpa, Brothers, Projeto LBA, Max Planck e Lapsea/Inpa. A Petrobras e a Moto Honda da Amazônia patrocinam o evento.