Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançam oficialmente hoje (24), às 11h, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília (DF), o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Na solenidade, tomam posse como presidentes do Conselho Diretor e do Comitê Científico do Painel os pesquisadores Carlos Afonso Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), e Suzana Kahn Ribeiro, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente.
Também faz parte da programação o lançamento do estudo do Inpe: Estimativas das Emissões de CO² por Desmatamento na Amazônia Brasileira.
O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas é um organismo científico nacional criado pelo MCT e MMA. Instituído pela Portaria Interministerial MCT/MMA nº 356, de 25 de setembro de 2009, ele objetiva fornecer informações científicas sobre a mudança do clima no País aos tomadores de decisão e a outros interessados no tema.
O Painel não conduz pesquisa, nem monitoramento de dados ou parâmetros relacionados ao clima. Seu papel é o de avaliar, em um processo abrangente, objetivo, aberto e transparente, as informações produzidas pela comunidade científica sobre as vertentes ambientais, sociais, econômicas e científicas da mudança do clima, de modo a possibilitar uma melhor compreensão da ciência do clima, do risco da mudança do clima observada e projetada para o futuro, bem como os impactos, vulnerabilidade e as ações de adaptação e de mitigação associadas.
Desta forma, ele se insere nas atividades de implementação do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, principalmente no seu eixo de Pesquisa e Desenvolvimento, mas apoiará, também, os demais eixos de Mitigação, Adaptação e Disseminação do Conhecimento.
A estrutura e funcionamento do Painel têm como base o regramento aplicável ao Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês). Conforme disposto na Portaria Interministerial 356/2009, o Painel é composto por Plenária, Conselho Diretor, Comitê Científico, Secretaria Executiva, Grupos de Trabalho e Unidade de Apoio Técnico. Os quatro Grupos de Trabalho reunirão um total de 100 pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa nacionais, especialistas em mudança do clima.
Ainda hoje (24), às 14h, ocorre a 1ª Reunião do Conselho Diretor do Painel, que congrega, representantes do MCT, MMA, Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC).