Na quinta-feira (26) o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), do Rio de Janeiro, discute Civilização, Política e Império, na última rodada do ciclo de mesas redondas Encontro com a História-2009. O evento, que é gratuito, ocorre às 14h30. O historiador e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Ricardo Salles, e o pesquisador da Coordenação de História da Ciência do Mast, Pedro Eduardo Monteiro Marinho, abordarão a temática do encontro sob diferentes aspectos.
Além de analisar novas e velhas perspectivas para a história cultural e política do País, Salles estabelecerá os elos entre a noção de civilização e a reprodução da escravidão no Império brasileiro. “A grande extensão do Brasil no século 19 justificava a escravidão. Esta era considerada como fator que possibilitava o desenvolvimento do comércio, da indústria e das artes – numa palavra, da civilização das luzes –, que vinham com a colonização européia. A Civilização, e não uma cultura particular, fundava a nação”, explica o professor.
Pedro Eduardo, por sua vez, discorrerá sobre a criação do Clube de Engenharia, em 1880, a partir da cisão de um grupo de intelectuais vinculado ao bloco histórico imperial-escravista, devido a mudanças na correlação de forças de poder. Esses intelectuais eram capacitados para o melhoramento das vias de comunicação, obras públicas e demais intervenções, onde atuavam nos projetos técnicos e nas concepções ideológicas das construções. Eles foram responsáveis pela construção de importantes agências, tanto na sociedade política quanto na civil, como o Ministério da Agricultura, Comércio e Obras
Públicas, Imperial Instituto Fluminense de Agricultura e Instituto Politécnico Brasileiro.
Serviço:
Evento: Encontro com a História – 2009
Palestra: Civilização, Política e Império
Palestrantes: Pedro Eduardo Monteiro Marinho (Mast) e Ricardo Salles (Unirio)
Data: 26 de novembro
Horário: 14h30
Local: Auditório do Mast - Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão (RJ).