C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro recebe estudantes medalhistas em olimpíadas internacionais de Física
Clique para ver todas as fotos de Ministro recebe estudantes medalhistas em olimpíadas internacionais de Física
Ricardo Lemos/MCT - Ministro Rezende recebe os medalhistas em olímpiadas internacionais de Física
17/11/2009 - 14:02

Nove estudantes de Ensino Médio, que se destacaram em olimpíadas internacionais de Física foram recebidos nesta terça-feira (17) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em Brasília. Acompanhados pelos coordenadores da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), os estudantes são de escolas de São Paulo, Pernambuco e Ceará.

Os jovens participaram da 40º Olimpíada Internacional de Física, em julho, no México, e da 14ª Olimpíada Iberoamericana de Física, em setembro, no Chile. Luana de Assis, de 16 anos, ganhou medalha de prata neste certame. Única garota do grupo disse que valeu a pena se preparar sozinha por um ano.

“Foi uma experiência muito boa. Além dos estudos em Física, adquiri mais conhecimentos culturais e fiz muitos passeios no Chile”. O próximo objetivo de Luana é cursar Física na Universidade de São Paulo (USP).

Para o ministro, o Brasil precisa ampliar o número de cientistas e engenheiros e eventos como estes servem de motivação aos jovens, professores e diretores de escolas. “As olimpíadas nas escolas são importantes porque estimulam o estudo. Quando o estudante está competindo ele coloca em ação sua máxima energia e estuda mais”, disse Rezende.

Outro estudante medalhista é Leonardo Stedile. Ele ganhou bronze na Olimpíada Internacional, no México, e conta que a leitura de livros experimentais foi fundamental para sua conquista. “A experiência foi muito importante. Tivemos contato com pessoas de vários países com interesses parecidos e fizemos amizades para a vida toda”.

O plano de Stedile, que ainda está em dúvida se faz vestibular para Física ou Engenharia, é ingressar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou na USP. Ele também não descarta a possibilidade de estudar nos Estados Unidos.

O presidente da Comissão da OBF, Jose David Viana, destacou a divulgação da Física e da Ciência do Brasil em eventos internacionais. De acordo com ele, o número de estudantes na OBF aumentou de 10 mil, em 1999, para 300 mil, este ano. Nesses dez anos, a participação dos estados subiu de 13 para 26, além do Distrito Federal. Viana agradeceu o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) ao evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Imagens
Ricardo Lemos/MCT - Luana de Assis e Leonardo Stedile, dois dos estudantes medalhistas.
Ricardo Lemos/MCT - Luana de Assis e Leonardo Stedile, dois dos estudantes medalhistas.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação