A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Setec) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) realizaram na quarta-feira (4), em Brasília, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação da 1ª Rodada do Edital 32/2007 – RHAE Pesquisador na Empresa.
Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ronaldo Mota, apresentou o RHAE e sua inserção no Plano de Ação de C, T & I 2007-2010 do MCT. Ele destacou a importância da inovação dentro das empresas e a necessidade de formação de recursos humanos para a inovação. “A empresa inovadora deve ser o nosso foco, precisamos ter uma concepção de inovação tecnológica, o mais ampla possível”. “O CNPq e a Capes têm um papel fundamental da formação de recursos humanos”, afirmou.
O seminário teve como foco apresentar e discutir o andamento dos projetos apoiados pela rodada do Edital 32/2007 do RHAE - Pesquisador na Empresa. O programa que surgiu da necessidade de suprir a deficiência de baixa qualificação de pessoal nos setores de P&D, nas micro, pequenas e médias empresas. Ele busca ainda, trabalhar na integração da academia e do setor privado, para que o conhecimento seja empregado e gere valor agregado ao produto e à empresa; e contribuir para o desenvolvimento tecnológico do País. Foram apresentados projetos nas áreas de semicondutores, biotecnologia, softwares, nanotecnologia, fármacos e medicamentos.
Para o pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Marco Botelho, que apresentou um projeto sobre o desenvolvimento de medicamentos nanoestruturados, “essa iniciativa do CNPq aproxima o Brasil do que hoje é feitos nos países desenvolvidos”. Para ele, “temos a possibilidade de ter pessoal qualificado nas empresas, o que nos dá incentivo, além de viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do País.
Ao todo, 14 empresas participaram do encontro. Até o final do ano, será lançado um outro edital para projetos a serem executados em 2010.