O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota, ministrou nesta quinta-feira (5) palestra sobre o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) para funcionários do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), em Xerém (RJ).
O Sistema tem como objetivo proporcionar aumento da taxa de inovação em diferentes setores da economia do País e apoiar o desenvolvimento tecnológico da empresa nacional, por meio da promoção de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“O Sibratec é o instrumento que permite fazer com que redes sejam formadas para dar suporte a um potencial já latente em diversas áreas no Brasil, além de enxergar uma enorme e rica diversidade no País”, disse o secretário.
Mota defendeu a importância da conscientização da inovação no País. “Nossa missão é difundir a cultura de inovação nas empresas e na sociedade, mesmo por que o desenvolvimento sustentável no País está relacionado ao desenvolvimento tecnológico”.
Ele explicou os três pilares que formam o Sibratec: Centros de Inovação, que entre outras características apóiam o desenvolvimento de novos produtos para o mercado; Serviços Tecnológicos, que compreende serviços de calibração, de ensaios, de análise, entre outros, onde a participação do Inmetro é de grande importância; e Extensão Tecnológica, para o acesso de micro, pequenas e medias empresas às Redes Estaduais de Extensão Tecnológica.
Á tarde Mota conheceu os laboratórios do Inmetro de Xerém. Para o presidente da entidade, João Alziro da Jornada, a presença do secretário para falar sobre o Sibratec mostra a intensidade das relações entre o Inmetro e o MCT. “O Inmetro tem um comprometimento com as questões de Ciência e Tecnologia e o Sibratec é um Sistema que vai acrescentar muito a essa área.