As energias renováveis ocupam lugar de destaque na agenda do desenvolvimento sustentável do País. Percebendo o interesse cada vez maior pelo tema, o Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, realiza, hoje (9) e amanhã (10), o 3º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, em Brasília.
O objetivo é promover o encontro entre especialistas, estudantes e a sociedade para debater os melhores meios para um desenvolvimento sustentável. O biodiesel, combustível biodegradável produzido a partir de matérias-primas vegetais, é uma alternativa de energia limpa e propulsora da Economia, cuja tecnologia desenvolvida pelo Brasil é reconhecida no mundo todo.
Neste ano, foram recebidos cerca de 700 trabalhos, 484 dos quais foram aprovados e estarão expostos, e mais de 800 inscrições foram contabilizadas. Esta edição será transmitida ao vivo pela internet.
O evento tem na programação 15 palestras, duas delas internacionais, envolvendo os temas: Agricultura, Armazenamento, Caracterização e Controle da Qualidade, Co-produtos e Produção do combustível. Em paralelo, serão realizados debates por meio de mesas-redondas com a participação de especialistas do setor. Autores de trabalhos científicos selecionados pela organização do evento farão a exposição de pesquisas, produtos e serviços desenvolvidos.