O museólogo e professor francês Hugues de Varine, Consultor Internacional
em Desenvolvimento Social Local , profere no domingo (8), às 9h30, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), em Belém (PA), a palestra Conceito de Ecomuseu e museu comunitário, Turismo de base comunitária e Desenvolvimento social local.
Após a palestra, será aberta a exposição Estivas, que mostra as áreas de atuação do Ecomuseu da Amazônia. Ela permite um contato com a cultura e os costumes de populações tradicionais, bem como esclarece sobre ações de preservação ambiental e de sustentabilidade desenvolvidas pelo Projeto do Ecomuseu junto a essas populações.
A vinda de Varine ao Museu integra uma extensa programação que o pesquisador deve cumprir de hoje (5) até segunda-feira (9) no Pará, que inclui visitas à liceu de artes em Icoaraci e a escolas referência em educação ambiental, assim como uma passagem pela ilha de Cotijuba.
Varine é célebre no campo da Museologia por, nos anos 70, ter cunhado o termo e ajudado a formar a ideia de Ecomuseu, uma nova modalidade, que se oporia a Museologia considerada tradicional. O Ecomuseu é caracterizado por ter aspecto interdisciplinar, dando ênfase ao território (meio ambiente ou sítio), em vez de enfatizar o prédio institucional do museu, destinando-se a oferecer às comunidades, que participam ativamente do processo museológico, uma visão do conjunto do seu meio natural e cultural.
Serviço:
Evento: Palestra com Hugues de Varine e abertura da exposição Estivas.
Data: 8/11/2009.
Hora: 9h30.
Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, na Av. Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém (PA).