C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Conselho do MCT debate estratégias para ampliar a cooperação internacional
03/11/2009 - 11:47

O Conselho Científico Consultivo sobre Assuntos de Cooperação Internacional (CCC), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no Rio de Janeiro, no último dia 27, sua 11ª reunião. O encontro ocorre em instituições de destaque no sistema nacional de CT&I, quando avalia as iniciativas e instrumentos de cooperação e propõe temas para novos intercâmbios com centros de pesquisa e desenvolvimento do exterior.

O grupo de conselheiros – coordenado por José Monserrat Filho, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT – aproveitou a oportunidade e visitou laboratórios com trabalhos desenvolvidos em redes e parcerias com centros tecnológicos de outros países ou com potencial para cooperação. Percorreu também as áreas de Energia, Processamento e Caracterização de Materiais, Catálise e Processos Químicos, Ensaios em Materiais e Produtos, Corrosão e Proteção e Desenho Industrial, conhecendo alguns dos principais projetos do INT.

Além do coordenador, Monserrat, estiveram no INT os conselheiros Ennio Candotti, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA); a analista de cooperação internacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Lúcia Viegas; a representante da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCT), Aline Fernandes; o capitão de corveta Marcio Elkind, do Instituto de Pesquisas da Marinha; e do representante do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Leon Sinay.

A reunião do CCC evidenciou a necessidade das instituições de pesquisa tecnológica criarem uma estratégia interna para a cooperação internacional. No INT este esforço específico foi iniciado há um ano pela Divisão de Estratégias Tecnológicas (Dies), que organizou a reunião no Instituto.

Segundo a chefe da Dies, Maria Tereza Duarte, o encontro marcou mais uma etapa importante para o aprimoramento das políticas de cooperação dentro das unidades de pesquisa brasileiras e, particularmente, para o INT trouxe a experiência e liderança dos membros do CCC nesta área, aumentando as possibilidades de inserção do Instituto na agenda de Cooperação do MCT.

O encontro também permitiu, segundo Tereza Duarte, discutir-se o papel peculiar dos institutos tecnológicos, para que se beneficiem diretamente dos instrumentos formais para esta cooperação. Os editais de apoio a convênios bilaterais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) estão voltados majoritariamente para a formação acadêmica de pesquisadores e os acordos de cooperação técnica coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), se direcionam as empresas.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação