Um grupo de 60 alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares de 22 estados e do Distrito Federal, participa, esta semana, em São José dos Campos (SP), da 5ª Jornada Espacial. Eles foram selecionados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e até amanhã (6), acompanhados de seus professores, visitam o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e o departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
A Jornada é uma das ações do programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT). Com objetivo principal de revelar talentos para a carreira científica, o evento permite aos estudantes de todo o Brasil o contato direto com pesquisadores das áreas de Astronomia e Astronáutica. A Jornada é também uma oportunidade para os alunos demonstrarem seus conhecimentos e habilidades nas várias atividades promovidas no evento. São minicursos, palestras e oficinas voltados para a área espacial.
Os temas abordados, nesta edição, serão o contexto histórico da Corrida Espacial e seus benefícios para humanidade; a astronomia espacial; os satélites, plataformas espaciais e a tecnologia do GPS; a robótica; o Veículo Lançador de Satélites (VLS); as ciências espaciais no Ano Internacional da Astronomia; meteorologia e ciências ambientais; análise e interpretação de imagens de satélites, e o Programa Espacial Brasileiro.
Este ano mais de 864 mil alunos de 10 mil escolas de todo o País participaram da OBA, ocorrida em maio. O certame é organizada pela AEB e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e objetiva popularizar o ensino de Astronáutica e de Astronomia junto a professores e estudantes. As escolas cadastradas recebem todos os anos material didático sobre os temas que serão abordados na prova. Apesar de ser uma olimpíada, a OBA deseja estimular o aprendizado e não a competição.
A programação completa da 5ª Jornada Espacial está disponível na página https://www.aeb.gov.br/jornada/index.htm