Colégios de Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Norte e duas estudantes do Paraná e Minas Gerais foram premiadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, em Brasília (DF). Os diretores das escolas e as meninas venceram o 4º Concurso das Minibibliotecas: projetos e redações, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O objetivo do concurso é estimular e reconhecer o trabalho desenvolvido por professores, alunos e comunidades a partir do conteúdo das Minibibliotecas. “O projeto da Embrapa é modelo de como produzir e aplicar o conhecimento em todos os cantos do Brasil”, diz o secretário de Inclusão Social (Secis/MCT), Joe Valle.
Duas meninas venceram o prêmio na modalidade redação, Daniela Mary Félix, de 9 anos, e Thaís Nunes Souto, de 15 anos, ficaram emocionadas. Daniele foi selecionada na categoria ensino fundamental com o texto A Feira de Ciências. A pequena contou como foi a feira de ciências da escola que teve os projetos desenvolvidos com o acervo da minibiblioteca da Escola Maria Glória Xavier de Mendonça, em Francisco Alves (PR).“Nossa feira foi muito bem organizada e os projetos eram importantes para nossa região. Não pensei que eu fosse ganhar”, conta a menina.
Na categoria ensino médio, Thaís Nunes Souto, de 15 anos, foi a vencedora com a redação Conhecimento que gera desenvolvimento. “Eu falei sobre a importância de produzir conhecimento no Brasil. A oportunidade de estudar um assunto é o primeiro passo para conquistar o objetivo”, disse.
Os projetos escolares também foram premiados. A escola estadual de ensino fundamental de Toldo Velho, em Ipuaçu (SC), venceu com o programa Embrapa x Escola x Comunidade Indígena – Integrando Culturas. Segundo o diretor da escola, Dirceu Fumagali, o projeto de 2008, terceiro lugar na premiação, foi aperfeiçoado e este ano foi o vencedor. “O nosso projeto de hortaliças foi ampliado e fizemos uma parceira com uma comunidade indígena. O novo projeto proporcionou uma troca de informações e técnicas de plantações. Os alunos que são de área rural aproveitaram a informação para aplicar nas plantações em casa”.
A escola Família Agrícola de Olivânia, em Anchieta (ES), foi a segunda colocada. O objetivo do projeto Atividades de retorno é formar uma rede de informação sobre técnicas de cultivo. “Os alunos aprendem em casa e repassam a informação para os pais e irmãos. Depois os vizinhos ficam sabendo e assim toda a comunidade tem como plantar e colher produtos de uma maneira mais saudável e rentável”, explicou o diretor do colégio Félix Meriguete.
Pela iniciativa Leitura e alimentação adequada: direito de todos, a escola municipal Filomena Cúrcio Cabral, em Vera Cruz (RN), recebeu menção honrosa.