C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Inpa trás a biodiversidade da Amazônia para Brasília
Clique para ver todas as fotos de Inpa trás a biodiversidade da Amazônia para Brasília
Crédito: Junia Chaves - Biodiversidade do Inpa
21/10/2009 - 12:28

A Amazônia detém 50% da biodiversidade mundial. Para mostrar a riqueza da floresta e as curiosidades sobre fauna, flora e população, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), de Manaus, instalou um estande na tenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Uma sala escura simula o ambiente noturno da floresta. Centopéia, besouro serra pau, aranha caranguejeira gigante e a formiga tucandeira compõem o cenário. As crianças ficam extasiadas com as explicações do expositor. A aluna do Centro de Ensino Médio 304, de Samambaia (DF), Jéssica Helena Teixeira, de 16 anos, ficou surpresa com as informações recebidas. “Tirou muitas das minhas dúvidas. Vi que nem todos os insetos são peçonhentos. Já tinha vontade de conhecer a Amazônia, agora estou mais curiosa. É um lugar muito querido pelo mundo todo”, disse a garota.

As curiosidades sobre a vida na floresta são intermináveis. A formiga tucandeira, por exemplo, é utilizada num ritual indígena que, segundo a tradição, é essencial na fase da adolescência. Os jovens indígenas colocam as mãos numa luva de palha coberta pelos artrópodes. As formigas dão ferroadas dolorosas, causando febre e dormência das mãos.  Esse costume é uma prova de que o jovem está preparado para se tornar um adulto apto para enfrentar as desventuras da selva.

As riquezas da Amazônia são ilimitadamente exploradas por nativos e estrangeiros. O solo, os animais, a flora e os frutos são utilizados para produção de cosméticos, roupas e medicamentos. Extratos da aranha caranguejeira são usados para produzir anestésicos. Já a exploração do besouro serra pau é a causa de muitas apreensões no aeroporto de Manaus. Os insetos são capturados na floresta e comercializados no exterior por até US$ 5 mil.

O Inpa realiza cerca de 40 sessões de 10 minutos por dia no evento. “A proposta dessa exposição é de popularizar a ciência com uma linguagem acessível voltada para o público infanto-juvenil. É uma oportunidade de proximidade do público com a Amazônia”, explicou o coordenador, Jorge Lobato.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, vai até domingo (25), sempre das 8h30 às 19h.

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação