O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) lançou na manhã desta segunda-feira (19), primeiro dia das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cinco jogos educativos com temática ambiental. Voltados a crianças e adolescentes, os jogos abordam de maneira didática e lúdica os estudos científicos realizados pelo Inpa sobre a biodiversidade amazônica.
Intitulados No alvo do Bosque da Ciência, Roleta Amazônica, Lago do Saber, Céu de Perguntas e Charada, os jogos educativos foram elaborados ano passado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa.
Os jogos No Alvo do Bosque da Ciência e Charada tratam especificamente sobre as espécies da fauna e flora que podem ser encontrados no Bosque da Ciência. Conforme a técnica do Lapsea, Maria Solange Farias, os jogos foram criados no período de formação da turma de Pequenos Guias como ferramenta de auxílio ao aprendizado deles.
“Esses dois jogos foram pensados para facilitar as aulas dos pequenos guias. Nossa intenção era proporcionar o aprendizado de maneira leve e, ao mesmo tempo, ajudar os alunos a fixarem o que era ensinado”, contou.
Depois dessa iniciativa, o laboratório idealizou os outros três jogos. Entre as temáticas abordadas nos jogos Roleta Amazônia, Lago do Saber e Céu de Perguntas, estão assuntos como saúde, biodiversidade, mudanças climáticas, solo, fauna e flora regionais.
“Com esses jogos, as crianças e até adolescentes podem brincar e aprender muito sobre a nossa região. Acredito que quando isso ocorre, o aprendizado fixa com mais facilidade”, defende Solange.
Segundo ela, os jogos podem ser usados nas atividades do Circuito da Ciência e também nas visitas de crianças e adolescentes ao Bosque da Ciência na Semana. “Esses jogos podem ser usados em sala de aula auxiliando os professores. Nossa vontade é montá-los com tamanho menor e disponibilizá-los para comercialização”, disse.