Higor Sousa/MCT - Roosevelt Tomé (Centro), representante do MCT no evento.
Banda larga e desenvolvimento econômico e social são alguns dos temas do 1º Fórum Nacional de Cidades Digitais, que se realiza até amanhã (2) no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), representado pelo coordenador geral de inclusão digital, Roosevelt Tomé, participou hoje da abertura do evento. Também compareceram representantes da Presidência da República, da Casa Civil, do Serviço de Processamento de Dados do governo (Sepro), da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco do Brasil (BB) e parlamentares.
Na programação foram debatidas políticas públicas relacionadas à implantação e operação de Cidades Digitais no Brasil. A discussão pretende mostrar a ampliação do acesso à tecnologia não só por meio da inclusão digital, mas também, com a modernização da utilização desses recursos.
Além de uma infraestrutura avançada, as cidades digitais podem estimular o empreendedorismo, a cultura, a educação e uma nova perspectiva de cidadania. O compromisso do governo é o de possibilitar que os mais de cinco mil municípios tenham acesso a banda larga até 2010. No evento, será apresentada a experiência de inclusão digital no município de Piraí (RJ), referência internacional no setor.
Amanhã (2), o MCT participa novamente dos debates, que envolvem entre outros temas, os recursos para o financiamento de cidades digitais e os casos de sucesso na área de saúde pública.