Crédito: Mário Bentes - professor e jornalista Kazuma Yamane, da Universidade de Dokkyo, do Japão
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) recebeu ontem (21) a visita do professor e jornalista Kazuma Yamane, da Universidade de Dokkyo, do Japão. Em pauta estavam as pesquisas que o Instituto desenvolve e as áreas onde pode haver cooperação entre Brasil e Japão.
Na oportunidade, o diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, destacou a importância das cooperações científicas entre os dois países. “Já temos várias parcerias com o Japão. Temos interesse em expandir essa cooperação, principalmente na Amazônia, onde queremos ampliar projetos que geram renda e que também proporcionem a inclusão social”, disse.
No encontro, que teve ainda a participação da vice-cônsul do Japão, Hidemi Ishikura, também se discutiu assuntos relacionados ao ciclo do carbono na natureza, a elevação das temperaturas globais e a participação da biodiversidade da região amazônica como fator decisivo no processo.
Yamane visitou ainda o Bosque da Ciência para conhecer o projeto desenvolvido pelo Inpa com os peixes-bois da Amazônia, que também conta com a parceira do Japão. Na visita aos tanques, o jornalista participou da alimentação dos filhotes. Para ele, a tecnologia japonesa pode colaborar no monitoramento e proteção dos animais da região.
“Podemos monitorar os animais em três dimensões por meio de cálculo matemático. No Japão há muitos especialistas nessa área. Estamos do outro lado do mundo, mas também nos preocupamos com os animais da Amazônia ”, disse.