C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro anuncia criação de centro franco-brasileiro de biodiversidade
Clique para ver todas as fotos de Ministro anuncia criação de centro franco-brasileiro de biodiversidade
Divulgação/MCT - Guy Laval (E)na abertura da Conferência Brasil-França, no Rio de Janeiro.
18/09/2009 - 17:00

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participou hoje (18), no Rio de Janeiro, da Conferência Ciência para a Sociedade, realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Académie des Sciences de L'Institut de France, como parte da programação científica em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Na ocasião, o ministro anunciou a criação do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade da Amazônia. O edital para a seleção de institutos de pesquisas interessados em trabalhar com o tema será lançado em novembro próximo pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) no valor de aproximadamente R$ 18 milhões.

 

O centro será constituído por meio de parceria entre os governos brasileiro e francês. Cada um deles, será responsável pela metade do valor estimado em 6 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões).

A abertura da Conferência foi feita pelo ministro Rezende. Também participaram o presidente da Académie des Sciences de L'Institut de France, Guy Laval, e o cônsul-adjunto da França no Rio de Janeiro, Gilles Barrier. 

 

Rezende falou da importância do Centro, principalmente no que diz respeito à exploração de forma consciente da floresta. “O centro será fundamental para o avanço da pesquisa em biodiversidade na Amazônia. Tenho certeza de que a ciência atuará de forma positiva com relações às pesquisas naquela área. A intenção é conhecer melhor nossa floresta e mais que isso, que a população também possa usufruir de forma consciente das riquezas naturais”, disse.

 

Segundo o ministro, a intenção de implantar o Centro Franco-Brasileiro é um tema que está na pauta de discussão dos dois países há algum tempo, mas que apenas agora foi concretizada. “A definição de criação do centro de pesquisa ocorreu na visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil, para a comemorações do 7 de Setembro último.


Mudanças climáticas


Rezende falou ainda sobre as questões relacionadas à mudança climática no mundo. “A ciência brasileira tem muito a contribuir com soluções para o monitoramento das alterações do clima. Uma das medidas concretas por parte do Ministério da Ciência e Tecnologia foi a criação da Rede Clima”, destacou.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação