Crédito: Naiara Vogt - Larissa vai representar o Amazonas no 55º Congresso Brasileiro de Genética
A estudante Larissa Melo, bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), vai representar o Amazonas no 55º Congresso Brasileiro de Genética, que acontece entre os dias 30 deste mês e 2 de setembro, em São Paulo.
Larissa, de 21 anos, é aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e desenvolveu trabalho de pesquisa com a piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) – espécie de peixe típica da Bacia Amazônia.
O estudo tinha como meta avaliar a variabilidade genética da espécie e assim detectar as possibilidades de sobrevivência e adaptação do peixe frente às mudanças ambientais e, principalmente, às ações humanas – o peixe é alvo constante da pesca industrial e artesanal.
“A pesca da piramutaba tem se intensificado muito e o peixe, antes muito comum na região, começa a ficar escasso. Por isso é importante detectar as possibilidades de sobrevivência da espécie por meio da análise genética”, explica a estudante, que desenvolveu o trabalho na edição 2007-2008 do Pibic, sob orientação da pesquisadora Kyara Formiga, do Laboratório de Genética do Inpa.
Alerta
Larissa lembra que o atual cenário mostra que as reservas naturais da piramutaba estão diminuindo e faz um alerta: “As atividades de pesca, tanto artesanal quanto ornamental, devem ser regulamentadas e fiscalizadas, sob pena da espécie desaparecer”, afirma a jovem pesquisadora.
“A boa notícia é que a pesquisa revelou que a piramutaba tem excelente variabilidade genética, o que aumenta as possibilidades de reprodução e sobrevivência”, comemora. Sobre sua participação no evento, Larissa é enfática: “É importante para que possamos divulgar com maior repercussão as descobertas científicas”, diz.
Larissa embarca para o município de Águas de Lindóia (SP) – local do evento – no próximo dia 29 (sábado). A apresentação do trabalho, feita de forma oral e com duração de dez minutos, acontece no dia 31 (segunda-feira), a partir das 16h, no Salão Real do Centro de Convenções do Hotel Monte Real Resort.
Resultado
O resultado final do 55º Congresso Brasileiro de Genética será divulgado durante a cerimônia de encerramento, no dia 2 de setembro, a partir das 16h45, também no Salão Real. Clique aquie visite o sítio eletrônico do Congresso.