Estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª) ao médio (1ª ao 3º) do estado do Pará, de escolas públicas e particulares, regularmente matriculados, podem participar do Prêmio José Márcio. Essa é a quarta edição do projeto lançado pelo Museu Paraense Emílio Goeld (Mpeg/MCT), que este ano traz como tema a biodiversidade Amazônia. Os interessados têm até hoje (4) para se inscrever.
O concurso tem o intuito de estimular os alunos, por meio da ciência, a descobrir os diversos ambientes da região Amazônica. A equipe vencedora do ensino fundamental, que deve ser composta por três integrantes, vai receber R$ 3 mil. O aluno vencedor do ensino médico ganhará R$ 2 mil. E, também, serão distribuídos certificados e computadores para os professores orientadores dos alunos classificados.
Todos os trabalhos devem possuir, no máximo, 10 páginas contendo: folha de rosto, resumo, introdução, material e métodos, resultados, conclusão, referências e anexos (caso exista algum). A comissão julgadora será constituída por seis membros, sendo que, cinco pertencentes à Comunidade Científica e Educacional e um representante do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os critérios de avaliação são: domínio do conteúdo, clareza na exposição oral, conclusão do trabalho (oral), caráter investigativo, relação com tema biodiversidade, entre outros.
Os participantes podem explorar os três grandes níveis da biodiversidade: Diversidade genética, orgânica e ecológica.
Os candidatos podem tirar a ficha de inscrição está disponível no site do Museu Goeldi: https://www.museu-goeldi.br/